Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2019-18h56

Comunidade acadêmica da Udesc Ceart realiza homenagens em memória à professora Marcia Pompeo

Homenagem realizada nesta segunda, 2 de setembro, por alunos da última turma de graduação da professora Marcia Pompeo. Foto: Heitor Lehmkuhl dos Santos
A comunidade acadêmica do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nesta semana homenagens em memória à professora Marcia Pompeo Nogueira, falecida na última sexta-feira, 30.

Alunos da quarta fase de Licenciatura em Teatro prestaram homenagem à professora nesta segunda, 2; e o Departamento de Artes Cênicas realiza uma ação nesta quarta, 4, no Teatro de Arena, às 15h.

Os alunos da quarta fase de Teatro integraram a última turma da graduação que teve aulas com a educadora, na disciplina Metodologia de Ensino do Teatro III (Comunidade), junto à professora Heloisa Marina, no primeiro semestre deste ano.

A homenagem foi feita com exercícios e práticas aprendidos na disciplina, a metodologia do Campo de Visão, do grupo Ventoforte. A iniciativa foi realizada pelos ex-alunos e conduzida pela professora Heloisa Marina. No segundo momento, alunos, professores e membros da Udesc que estavam observando foram convidados a entrar na ciranda e cantar as cantigas populares que Marcia perpetuava em suas aulas.

Outra homenagem será realizada nesta quarta-feira, 4, organizada pelo Departamento de Artes Cênicas (DAC). Será realizada às 15h no Teatro de Arena e toda a comunidade é convidada a participar. “Convidamos a comunidade universitária para uma pequena pausa, para um momento de carinho, lembrança e homenagem a esta generosa educadora”, informam os organizadores.

Referência no Teatro em Comunidades

Renomada pelos seus estudos e práticas teatrais na área de Teatro em Comunidade no Brasil, Marcia Pompeu era professora da Udesc há 29 anos e lecionava no Departamento e Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT). Tinha doutorado em Drama pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Pedagogia também pela USP.

Com intensa atuação no ensino, pesquisa e extensão, desenvolveu projetos de teatro em diversas comunidades de Florianópolis, como Barra da Lagoa, Canto da Lagoa, Ratones e Tapera. Trabalhou também com a arte no campo, realizando ações junto à formação de professores e de agentes culturais da juventude camponesa, em assentamentos da reforma agrária em Santa Catarina.

Confira neste vídeo um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela professora.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h