Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2018-19h17

Comunidade acadêmica da Udesc pode participar de consulta pública para comenda cultural Cruz e Souza

Anualmente o Conselho Estadual de Cultura (CEC) realiza consulta pública para a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, e neste ano o período para indicações está aberto até 31 de outubro. A ação, que vigora desde 1997 e foi atualizada em 2016, é aberta a indicações online de pessoas ou entidades com reconhecida atuação nas áreas cultural e artística. Serão escolhidas até oito pessoas, podendo constar entre estas uma pessoa jurídica e outra na modalidade in memorian. Para realizar a indicação basta acessar o formulário online.

A medalha é uma concessão pública e um dos objetivos é que a sociedade possa se manifestar, sugerindo nomes de pessoas ou entidades que serão analisados pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). A solenidade de entrega é realizada no aniversário de Cruz e Souza, dia 24 de novembro, e neste ano ocorrerá no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) durante o evento “Ceart Aberto à Comunidade”. A cerimônia será realizada às 19h no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no bloco amarelo.

A Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa é um prêmio simbólico, entregue a autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas pela sociedade, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do Estado. 

A votação do conselho é secreta e avalia as indicações e sugestões da sociedade civil. O resultado é definido por maioria de dois terços dos membros do CEC, e será encaminhada ao chefe do poder executivo com os devidos motivos do titular da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). No último ano, em 2017, dentre as personalidades escolhidas estava a escritora Edla Van Steen, que faleceu em abril de 2018. A autora, natural de Florianópolis, publicou mais de duzentos livros sobre crítica teatral, novelas e romances.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h