Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/01/2019-16h56

Convidada da Escola Internacional de Verão da Udesc Ceart abordará ativismo cênico na Argentina e no Brasil

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe de 11 a 15 de fevereiro a primeira convidada da Escola Internacional de Verão da Udesc Ceart, Lorena Verzero. Professora do programa de Educação a Distância da Universidade de Buenos Aires (UBA XXI), na Argentina, Lorena é doutora em História e Teoria das Artes pela UBA, mestre em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri, licenciada e professora em Letras pela UBA.

A convidada ministrará um Seminário Temático no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) com o tema "Subjetividades contemporâneas e ativismo cênico na Argentina (e no Brasil)". Seus estudos centram-se nos vínculos entre práticas teatrais, sociais e políticas na história recente. As aulas acontecerão de 11 a 15 de fevereiro, das 9h às 13h, na Udesc Ceart, em Florianópolis.

Tema


Será realizada a apresentação, análise e problematização de algumas experiências cênicas ativistas realizadas contemporaneamente na Argentina. Estas práticas desenvolvem-se entre a arte, a política, a comunicação e a performance. Segundo a ministrante, os coletivos "artivistas" contemporâneos encontram antecedentes estéticos e políticos em certas experiências da história recente, como o teatro militante e o teatro durante a ditadura.

Por isso, será realizada uma aproximação a estas práticas, analisando casos e correntes estético-políticas. Neste seguimento, serão discutidas as problemáticas ligadas à história e à memória, no papel do intelectual e do artista, a indeterminação dos espaços públicos-privados, as porosidades entre clandestinidade e oficialidade, entre outras questões.

Acesse aqui a descrição completa.


Inscrições


Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc podem se inscrever pelo Siga (a partir de 4 de fevereiro). Demais interessados que já possuam diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso podem se inscrever via edital de aluno especial do PPGT de 4 a 6 de fevereiro. Confira aqui.

Mais informações com o Programa de Pós-Graduação em Teatro pelo e-mail  ppgt.ceart@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664.8375.

Confira aqui a programação completa da Escola Internacional de Verão.


Serviço:


O QUE: Escola Internacional de Verão – Seminário Temático "Subjetividades contemporâneas e ativismo cênico na Argentina (e no Brasil)", com Lorena Verzero (Argentina).
QUANDO: 11 a 15 de fevereiro, das 9h às 13h.
ONDE: Centro de Artes da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
INSCRIÇÕES: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo Siga (a partir de 4 de fevereiro). Demais interessados que já possuam diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso via edital de aluno especial (4 a 6 de fevereiro).


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h