Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2022-20h35

Cultura japonesa é o tema do Ceart Aberto à Comunidade neste sábado na Udesc

O evento acontece nas dependências do Centro de Artes, Design e Moda com vasta programação a partir das 11h

 
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza neste sábado (25) a edição de junho do Ceart Aberto à Comunidade. O evento começa a partir das 11h, na Udesc Ceart, e conta com uma programação gratuita e com foco na cultura japonesa.

A parceria do Ceart e da Nipocultura existe desde 2018, com a primeira participação no evento, que se repetiu no Ceart Aberto de 2019 e chega novamente em 2022. O Imin Matsuri, Festival da Imigração Japonesa no Brasil, é o foco do evento. “Nipocultura é a divulgadora da cultura japonesa. É formado por pessoas que têm interesse em compartilhar as tradições e os costumes japoneses”, explica Hisae Kaneoya, organizadora do evento junto ao Ceart Aberto.

Para este sábado, estão na programação diversas atividades: oficinas, exposições, teatro e feiras com a culinária japonesa, artesanato e produtos orientais. “Além de apresentarmos aspectos da cultura japonesa, buscamos mais uma vez levar a reflexão sobre a paz, neste momento delicado em que o mundo vive, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, não podemos ficar indiferentes, o Japão viveu os horrores com a bomba atômica”, relembra Hisae.

Para a coordenadora-geral do Ceart Aberto, professora e diretora de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc Ceart, Neide Schulte, contar com uma edição realizada e também organizada pela Nipocultura é um presente para a comunidade e para a Udesc, o que a torna ainda mais especial. Neide destaca que são diversas atividades para todas as idades em torno da cultura japonesa. “A nossa proposta com o Ceart Aberto é dar o espaço para a vasta diversidade cultural de Santa Catarina. São tantas riquezas, que por meio do evento   possibilitamos o contato e a divulgação, além do fortalecimento dessas culturas a toda comunidade”, afirma.

Sobre o evento
O Ceart Aberto é um projeto criado pelo Núcleo de Proposições Participativas (NPP) e coordenado pela Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX) da Udesc Ceart. Nas edições são apresentadas atividades de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música, que envolvem toda a estrutura do Ceart: ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. O objetivo do projeto é ampliar a inserção social e atuação cultural do Ceart, estimulando o desfrute da universidade e de suas atividades e espaços pela sociedade.      

Imin Matsuri – breve histórico
O Brasil recebeu há mais de um século, a primeira leva de imigrantes japoneses. Chegaram em 18 de Junho de 1908, no Porto de Santos, em São Paulo, e se espalharam pelo Brasil. Santa Catarina recebeu os primeiros imigrantes na década de 50, mas foi no antigo Porto de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, o primeiro contato entre japoneses e brasileiros, em 1803. Eram náufragos a bordo de navio russo.

O Brasil abriga hoje o maior contingente de japoneses e descendentes fora do Japão. Aqui encontraram um país de terras fartas e férteis de clima propício para plantar e produzir riquezas. Os japoneses vieram para plantar café, mas seu melhor plantio foi a milenar cultura que enriqueceu a alma do brasileiro: multiforme, detalhista, espiritualizada, tênue, refinada e ao mesmo tempo densa e sapiente. E hoje, o Brasil colhe e cultiva com vivo interesse as múltiplas faces dessa cultura, fortemente moldada na inabalável fé e na excelência do ser humano.

Programação
O evento acontece, oficialmente, às 11h de sábado. Duas oficinas terão a duração o dia inteiro (confira abaixo), e começam antes do horário oficial do evento, às 9h. Para a "oficina de "Bordado - Sashiko aplicado em restauro de jeans", as inscrições estão liberadas por meio do formulário eletrônico (clique aqui). Para a oficina "Estamparia no Photoshop", com Mari Ouchi, são duas turmas: uma pela manhã, para nível iniciante (clique aqui e inscreva-se) e uma pela tarde, para nível avançado (clique e faça a inscrição aqui).

As demais atividades que precisam de inscrição, terão abertura no dia e no local do evento.

A programação do Ceart Aberto à Comunidade, completa e por atividade, pode ser conferida no perfil do Instagram @ceartabertoConfira os detalhes na galeria de imagens abaixo. 

*Matéria atualizada em 23/06/2022 - às 14h16.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h