Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/10/2023-16h25

Curso de Moda da Udesc participa do Santa Catarina Fashion Week

Coleção “Upcycling: desconstrução e reconstrução”, desenvolvida no curso de Moda da Udesc, em desfile no SCFW. Foto: Cael Sobral
Na última semana, o curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou da primeira edição do Santa Catarina Fashion Week (SCFW). O evento fez parte do Circuito Nacional Fashion Week, com correalização da Prefeitura de Florianópolis, e aconteceu no Espaço Cultural Silveira de Souza, nos dias 27 e 28 de setembro, e no Continente Shopping, em 29 de setembro.

O curso de Moda da Udesc participou de diferentes momentos do SCFW e com diferentes ações. Uma turma de estudantes atuou como staff nos bastidores, auxiliando na organização dos looks, na prova dos modelos e nos momentos do desfile.

A programação também contou com uma palestra e stand do Octa Fashion - evento que apresenta as coleções dos novos formandos de moda da universidade - e ainda um desfile com peças de upcycling desenvolvidas em uma das disciplinas do curso.

Udesc na programação do SCFW

Na última quarta-feira, 27, a professora Amanda Queiroz Campos realizou a palestra Octa Fashion - Moda e inovação Udesc. A fala ocorreu durante a abertura do evento no Centro Cultural Silveira de Souza, localizado no centro de Florianópolis, com entrada aberta ao público. No local, esteve também um stand com materiais de divulgação do Octa Fashion, que tem sua próxima edição marcada para dezembro deste ano.

Já na sexta-feira, 29, estudantes do curso de moda participaram da programação de desfiles do evento, apresentando a coleção “Upcycling: desconstrução e reconstrução”, desenvolvida por eles sob orientação da professora Luciana Bertoso. O upcycling tem como proposta a reutilização de materiais, resultando em novos produtos, e assim os estudantes desenvolveram looks durante a disciplina de Produto de Moda a partir de peças de brechó e tecidos doados por marcas parceiras. 

"Em tempos de soluções urgentes para amenizar o impacto ambiental da indústria têxtil, torna-se imprescindível pensar em novos modos de produção que tragam soluções criativas e inovadoras. Cada look apresenta a desconstrução e reconstrução de novas possibilidades que ampliam o ciclo de vida dos produtos", consta na descrição da coleção. Os desfiles foram realizados no Continente Shopping para convidados do evento.

A professora Luciana Bertoso, que acompanhou os estudantes no evento, comenta: "É muito importante para os alunos participarem desse tipo de evento, porque eles estão aplicando os conhecimentos do curso na prática numa semana de moda da cidade, então isso contribui para vivenciarem essa experiência de produção de desfile, de organização de eventos, e também dos que irão atuar no desfile de coleção. É essencial para a profissão de designer de moda essa atuação, além do networking que acontece dentro de um evento de moda”.

Ela também destaca a importância desta ação para o curso: "É importante essa colaboração com um evento de moda da cidade, para conseguirmos trocar esses conhecimentos teóricos e práticos nessa semana de moda", complementa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Cael Sobral
  • Foto: Cael Sobral
  • Udesc no SCFW. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h