Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/04/2021-16h52

Design Udesc promove apresentações dos Projetos de Graduação dos formandos

Trabalhos fazem parte da conclusão do curso, e serão apresentados em dois dias.

 
Os formandos do curso de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vão apresentar seus Projetos de Graduação em 7 e 8 de abril. As apresentações serão online, pela manhã, e podem ser acessadas nos seguintes links: 7 de abril e 8 de abril

Produzidos desde fevereiro de 2020, os trabalhos fazem parte da conclusão do curso. “O Projeto de Graduação é o momento de consolidação do conhecimento que eles adquiriram ao longo do curso”, explica Maurício Dick, professor das duas disciplinas de Projeto de Graduação, junto com a professora Anelise Zimmermann. 

Essa turma de formandos – assim como toda a universidade –, precisou interromper as atividades devido à pandemia da covid-19. O professor Maurício conta que isso “foi um desafio para os alunos se manterem motivados e conectados nos seus projetos”. Além deste, existiu a dificuldade inicial de definir o tema do projeto. Mesmo assim, “os estudantes mantiveram o empenho e o coleguismo, trazendo resultados criativos e diversificados”. 

Devido à experiência proporcionada pela pandemia, Maurício aponta que o mercado de trabalho irá receber “profissionais muito mais preparados para lidar com mudanças”, em que “um ponto muito forte é a resiliência”. O curso de Design, com seu currículo diversificado, também prepara os estudantes para atuarem em “em diversos campos de trabalho do design gráfico”. 

Confira na programação abaixo os horários de apresentação e projetos de cada aluno.

1° dia – 7 de abril

8h30: abertura com o professor Walter Silveira, chefe do Departamento de Design da Udesc.

8h40: Elson Luiz Fernandes Junior - Conhecendo os Orixás
  • O projeto "Conhecendo os Orixás" é uma releitura do livro "Conhecendo os Orixás: De Exú a Oxalá", de Waldete Tristão e Caco Bressane (2019), tendo como objetivo a exploração editorial e artística envolvendo os Orixás do Candomblé e suas características.
9h: Jaqueline Jennifer Stierle - WhatsApp para Apple Watch
  • O projeto WhatsApp para Apple Watch propõe uma solução para o aplicativo no dispositivo da Apple, com a intenção de proporcionar uma experiência completa aos usuários.
9h20: Amanda Almeida Müller - Overwatch: nova personagem
  • Desenvolvimento de todo o concept de um novo personagem para o jogo Overwatch, da Blizzard. Abordando a história, função no jogo, habilidades e o concept art. Com base na análise e estudos feitos, se trata de uma nova personagem que ocupará a categoria de tank dentro do jogo.
9h40: Brenda Francis Gorski - A Imagem de Mundo do Autismo
  • Esse projeto é dedicado a auxiliar autistas, trazendo conscientização acerca do Espectro para pessoas neuro típicas. O Projeto conta com a produção de livro fotográfico que leva o espectador a mergulhar no mundo autista, trazendo uma perspectiva das percepções dos sentidos sensoriais.
10h: Marina Pereira Martins - Efeito Meena
  • Uma webcomic criada para a rede social Instagram: a conta aborda o cotidiano da personagem Meena. Além da identificação com o leitor, o perfil terá como objetivo ser reconhecido pelo humor e por conseguir abordar temas complicados com facilidade.
10h30: Mônica Lautert Mileski - Fonte Savoye
  • Desenvolvimento de uma fonte display com inspiração no estilo clássico moderno da tipografia Bauhaus, podendo ser usada para designs contemporâneos e vintage. Com alto contraste, personalidade e refinada, Savoye é perfeita para brandings, embalagens, títulos e cartazes.
10h50: Fernanda Martins Gonçalves - Jaguarete Ava: Homem-onça por uma noite
  • Desenvolvimento de uma edição especial do jogo One Night Ultimate Werewolf, a partir da lenda indígena do Homem-onça, Jaguarete Ava em guarani, utilizando a cultura brasileira como principal referência.
11h10: Heitor Lehmkuhl dos Santos - Vostok 1957
  • Vostok 1957 é uma animação de terror cósmico investigativo situada em uma expedição antártica russa. A história, de autoria do próprio aluno, é voltada para o público juvenil/adulto, e o projeto teve como objetivo desenvolver o concept art para os personagens e cenários desta animação.
11h30: Eduarda Marques da Rosa - Bloomies (Personagens e cenários) - Jogo Mobile
  • Esse projeto consistiu na criação das artes e assets de personagens e cenários customizáveis para Bloomies, um jogo para celular independente de floricultura que tem foco em uma gameplay relaxante e tranquila.

2° dia – 8 de abril

9h: Aline de Souza Rocha - O Pequeno Príncipe: o jogo
  • Projeto conceitual de book-to-game (adaptação de livro em jogo) de "O Pequeno Príncipe", obra de Antoine de Saint-Exupéry, com definições gerais do jogo, design dos personagens principais e design de cenário para a primeira fase do jogo.
9h20: Isabella Clemente dos Santos - Aplicativo Pouppe
  • O Pouppe é um aplicativo para controlar as finanças pessoais de maneira fácil e divertida. Em poucos passos, conectando um cartão, conta corrente ou poupança, é possível controlar quanto gasta, recebe e ainda planejar as economias.
9h40: Hugo Horácio Duarte - Experiência narrativa - O Mundo Está Contra Nós
  • "O Mundo Está Contra Nós" é uma experiência narrativa que une literatura, ilustração, projeto gráfico e realidade aumentada.
10h: Isadora Nunes Botelho - Facebook Adapt
  • O Facebook Adapt é um aplicativo alternativo da rede social Facebook. Este contém somente as funcionalidades essenciais e possui uma interface mais inclusiva e acessível, sem abrir mão de um layout moderno e que pode ser usufruído por completo por todos seus usuários.
10h30: Luiza Tavares de Faria - Assistente digital para a rede de streaming Netflix
  • Criação de uma assistente digital para a empresa Netflix. Visa a aproximação e fidelização trazendo uma identidade ainda mais forte para a Flix com a ajuda da personificação da marca, auxiliando os clientes dentro e fora da plataforma.
10h50: Jéssica Oliveira de Abreu - Buddy, adote um amigo
  • Buddy é um aplicativo que tem como propósito facilitar a conexão entre animais abandonados e seus possíveis adotantes, permitindo que as pessoas adotem os animaizinhos disponíveis na plataforma e que também cadastrem um pet para que outros possam adotar.
11h10: Isadora de Athayde - Redesign de personagens do desenho "Caverna do Dragão" (1983)
  • Este projeto consiste no redesign dos seis personagens principais do desenho animado Caverna do Dragão (1983). Nele foram desenvolvidos os model sheets, bem como a arte conceitual a ser utilizada para a divulgação de cada um dos personagens.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h