Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2019-18h53

Direção da Udesc Ceart divulga centro de ensino na Alesc e conversa com deputados estaduais

 
Diretora-geral da Udesc Ceart, Cristina Rosa, reunida com o deputado Bruno Souza (PSB) e o assessor parlamentar Gabriel de Andrade. Foto: Milton Borges
A diretora-geral do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Cristina Rosa, e servidores técnicos do centro estiveram na tarde da última terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) visitando gabinetes parlamentares de diversos Deputados Estaduais.

Na ocasião foi apresentado o Centro de Ensino e entregue a 5ª edição da revista Hallceart, publicação voltada à divulgação de ações e projetos desenvolvidos pela Udesc Ceart.

A diretora Cristina Rosa também conversou com os deputados Bruno Souza (PSB), José Milton Scheffer (PP) e Luciane Carminatti (PT) sobre o projeto de lei de autoria do Governo do Estado, em tramitação na Assembleia, que corta em 10% os recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o que representa um corte superior a R$ 40 milhões na universidade.

Entenda o caso

A Udesc recebe 2,49% da Receita Líquida Disponível do Estado. Além da universidade, o Tribunal de Justiça (9,41%), a Assembleia Legislativa (4,34%), o Ministério Público (3,98%) e o Tribunal de Contas (1,66%) recebem recursos de forma percentual. O repasse é mensal e, por isso, é chamado de duodécimo.

Esse repasse é previsto em lei, o que garante a autonomia didática, administrativa e financeira da universidade. Já o percentual de 2,49% é definido todos os anos durante a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Nesse modelo, quanto mais o Estado arrecada, mais recursos são destinados para a Udesc e para os poderes. Vale ressaltar, porém, que, quando a arrecadação do Estado baixa, o repasse cai, e aí a universidade também tem que reduzir suas despesas.

Em abril, o Governo do Estado enviou projeto de lei à Alesc para reduzir em 10% o percentual de repasse por duodécimo dos demais poderes e também da Udesc. O calendário de tramitação da LDO de 2020 na Alesc prevê 17 de julho como prazo final de votação pelo plenário da casa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Visita ao gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT)
  • Visita ao gabinete do deputado José Milton Scheffer (PP)
  • Visita ao gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h