Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/05/2019-14h18

Diretrizes de graduação serão tema de novo encontro de gestores da Udesc na terça

Sugestões do primeiro encontro serão debatidas em evento com participação de pró-reitores de Graduação de outras universidades - Pedro Correa/Secom
Na próxima terça-feira, 21, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o segundo encontro de gestores para debater as diretrizes de graduação da instituição. O evento iniciará às 13h30, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. Acesse a programação

O encontro reunirá novamente diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e chefes de departamento dos centros e servidores da Administração Central, para dar continuidade ao trabalho iniciado no primeiro evento, realizado em 29 de abril.

Na terça, os debates terão a contribuição de três consultores externos, pró-reitores de Graduação de instituições de ensino superior públicas: Andrea Araújo, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Gestão 2014-1018; Alexandre Marino, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); e Elenita Manchope, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Os eventos sobre o tema são promovidos em parceria entre as pró-reitorias de Ensino (Proen), Administração (Proad), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

A ação que faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. 

Graduação em debate

Realizado no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, o primeiro evento teve apresentações e dinâmicas de grupo para ampliar o debate sobre o tema. 

Nos diferente campi da universidade, os debates sobre as diretrizes de graduação são organizados pelas direções dos centros de ensino e buscam mobilizar diretores assistentes, chefes de departamento, professores dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), servidores, estudantes e egressos.

Os diretores de Ensino de Graduação atuam como porta vozes das contribuições dos centros nas reuniões colegiadas que ocorrem mensalmente junto a Proen. 

Vivência

Para a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, a participação de consultores externos, com ampla vivência e experiência no âmbito da graduação em em suas instituições, auxiliará na reflexão sobre as práticas e ações propostas no documento que está sendo co-criado coletivamente na Udesc.

"As diretrizes da graduação, com foco na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão proposta no documento, serão analisadas sob a ótica e vivência prática. A opinião consistente de consultores auxiliará na condução de ações que busquem qualificar ainda mais a graduação da universidade", afirma.

Um evento final sobre o tema será realizado em 25 de junho, também no Plenarinho da Reitora, com objetivo de validar as Diretrizes da Graduação da Udesc.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sugestões do primeiro encontro serão debatidas em evento com participação de pró-reitores de Graduação de outras universidades
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h