Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2024-17h46

Doutor em Artes Cênicas pela Udesc publica dramaturgia em formato de livro

"Odisseia 116" aborda narrativas sobre vozes femininas em jornada do Rio de Janeiro a Iguatu, no Ceará

Legenda
Escrito por Cleilson Queiroz Lopes, egresso do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc, “Odisseia 116” é uma dramaturgia que tem como alicerce uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Iguatu no interior do Estado do Ceará – terra natal do autor – feita de ônibus durante três dias ininterruptos. A obra faz parte de uma pesquisa iniciada pelo pesquisador ainda na Udesc e está disponível para download em formato de e-book gratuitamente por meio deste link.

A partir da jornada realizada durante o decorrer do livro, conversas e entrevistas com os passageiros do ônibus, o autor constrói uma dramaturgia pautada na tríade: viagem de retorno para casa, entrevistas realizadas no percurso e Odisseia homérica como narrativa de inspiração.

Seu objetivo é identificar e elevar as vozes femininas, narrativas sobre as mulheres que ficam, viajam, sentem saudades, bem como as temáticas levantadas pelas mulheres da Odisseia homérica e da família do autor. O interesse não está apenas sobre o herói (em geral o homem) que segue seu percurso.

Neste sentido, “Odisseia 116” revisita o clássico homérico em suas temáticas e personagens femininas, para criar outras camadas possíveis.

Cleilson Queiroz Lopes defendeu sua tese no PPGAC em 2024, sob orientação da professora Maria Brigida de Miranda. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h