Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/07/2017-13h45

Doutoranda da Udesc lança documentário sobre escritor, produtor e ativista nigeriano

A pesquisa que deu origem ao documentário e a tese foi realizada em 2015 na University of the Arts London. Foto: Divulgação.
Nesta sexta-feira, 28 de julho, o documentário “Ken Saro-Wiwa, presente!” será lançado no auditório do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O filme de 82 minutos foi produzido por Elisa Dassoler, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc Ceart, que irá defender sua tese de doutorado de mesmo tema após a exibição do longa-metragem.

A pesquisa que deu origem ao documentário e a tese foi realizada no ano de 2015, período em que a doutoranda estudou a trajetória do escritor e ativista nigeriano na University of the Arts London (UAL). Ken Saro-Wiwa liderou um movimento de resistência pacífica contra práticas de racismo ambiental e genocídio de minorias étnicas na Nigéria. No trabalho escrito, Elisa apresenta o conceito de racismo ambiental, contextualiza a história de Ken Saro-Wiwa e discute a relevância política e cultural de projetos artísticos dedicados à memória do ativista em Londres.

O doutorado em Artes Visuais da Udesc Ceart iniciou suas atividades no segundo semestre de 2013. Elisa Dassoler foi a segunda acadêmica a defender a tese de doutorado pelo PPGAV. A primeira defesa foi a do trabalho de Virginia Maria Yunes, que ocorreu no dia 21 de julho. Confira a programação das próximas bancas.

Sinopse do documentário
Ken Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor e ativista nigeriano que liderou um movimento de resistência pacífica contra práticas de racismo ambiental e genocídio de minorias étnicas na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1995, foi morto por conta de sua militância contra a exploração abusiva de petróleo operacionalizada por corporações multinacionais em conluio com as elites do governo nigeriano. Através de entrevistas com artistas, ativistas e familiares, o documentário apresenta sua história, os impactos causados pela exploração de petróleo no Delta e a relevância política e cultural de projetos artísticos em Londres dedicados à sua memória.

Serviço:
O QUÊ: Lançamento do documentário “Ken Saro-Wiwa, presente!”.
QUANDO: 28 de julho, às 13h30.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • frame_filme
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h