Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/01/2021-15h18

Doutoranda em Música da Udesc Ceart lançará vídeo de obra de Frederico Richter

Estreia do vídeo será realizada no dia do aniversário de Frederico Richter - Foto: Tóia Oliveira/Arte: Divulgação
A doutoranda em Música Carla Domingues, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, lançará um vídeo para o ciclo "Coroa de Sonho", do compositor gaúcho Frederico Richter, na próxima semana.

Produzido a distância, em parceria com o pianista Cláudio Thompson, o vídeo conta com a participação de 13 cantores de diversas partes do Brasil e estreará em 6 de fevereiro, às 20h, no canal do YouTube da doutoranda.

"Coroa de Sonho” é objeto de pesquisa da tese de Carla no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), da Udesc Ceart, sob orientação do professor Guilherme Barros. O ciclo inédito para canto, piano e coro misto é uma das principais obras de Richter, composto sobre o livro "Coroa de Sonho", do poeta Alceu Wamosy.

Sobre os músicos

Carla Domingues é soprano e mestre em Música pela Udesc Ceart. Presença frequente nos palcos do Brasil, Uruguai, Chile e Itália, venceu concursos de canto como o 1º Festival Internacional de Canto Veronica VIllarroel, do Chile, ocorrido de forma online em dezembro de 2020.

É vocalista e solista de diversos espetáculos da Camerata Florianópolis, dentre eles o Rock'n Camerata e Tributo ao Queen. Fora do meio erudito, atua com as bandas No One Spoke e M26.

Cláudio Thompson, natural de Vitória (ES), tem bacharelado em Música, instrumento Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ-CEU), onde se pós-graduou em Piano Acompanhamento.

É mestre em Música, Práticas Interpretativas – Piano, pela Udesc Ceart. Além de fazer a produção audiovisual do vídeo "Coroa de Sonho", gravou com Carla a obra "Três Momentos em Poesia e Música", que integra o álbum "The Universe Shall Conspire to Love", do compositor Jean Goldenbaum. O pianista também fez estreias mundiais de diversas peças de Goldenbaum em concertos realizados no Brasil e na Alemanha.

Frederico Richter é natural de Porto Alegre (RS) e foi membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e criador da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (RS). Em 6 de fevereiro, estreia do vídeo para o ciclo "Coroa de Sonho", ele completará 89 anos.

No vídeo abaixo, é possível conferir a interpretação de outra obra de Richter, chamada "Última Página".


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h