Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2020-12h34

Doutorandos da Udesc Ceart são finalistas do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2020

O vencedor do prêmio ganha residência artística de três meses em Paris

Na esquerda, "Estudos para tridimensionalizar", de Anna Moraes. Na direita, Arqueologias Afetivas, de Edson Macalini.
Os alunos de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Anna Moraes da Silva e Edson Macalini são dois dos três finalistas do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2020, junto com o ilustrador e artista visual Jan M.O.

Eles irão mostrar seus trabalhos em exposição coletiva na Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. O vencedor será anunciado na abertura da mostra no dia 5 de dezembro, que, em razão da pandemia, será virtual. Como prêmio, o vencedor fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A mostra coletiva acontecerá de 5 de dezembro a 21 de janeiro.

Anna e Edson são mestres em Artes Visuais também pelo PPGAV/Udesc. Anna Moraes é doutoranda na linha de Processos Artísticos Contemporâneos e pesquisa diferentes entendimentos acerca do desenho contemporâneo. Também foi finalista da edição 2019 do Prêmio AF de Arte Contemporânea, já foi contemplada com o Prêmio do Júri no Salão Nacional da Quarentena (2020) e participou da Bienal Internacional de Curitiba (2019).

Edson Macalini também é da linha de Processos Artísticos Contemporâneos e já mostrou seu trabalho em exposições, além de ter participado de residências artísticas, feiras e produções em coletivos de artistas. Seu trabalho envolve ações e movimentações que correlacionam artes e natureza, como uma arqueologia dos lugares onde viveu e visitou.

Esta é a sétima edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020, promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, que propõe a valorização de artistas de Santa Catarina. O prêmio é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Cultural Badesc. Neste ano, o prêmio recebeu mais de 70 inscrições e muitas das propostas apresentadas evidenciaram os reflexos de um ano pandêmico. “O momento é inusitado para todos e considerei qual era a relação do artista com esse período. Além disso, observei a experimentação e o uso de outros recursos para além das linguagens tradicionais”, afirma Sandra Checruski Souza, uma das juradas do prêmio.

Para mais informações, acesse o site da Aliança Francesa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h