Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2022-09h55

Doutorandos da Udesc realizam exposição "desenhos de céu e terra" até 1º de outubro

Imagem: Divulgação/Arquivo pessoal de Edson Macalini.
Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Anna Moraes e Edson Macalini, realizam a exposição "desenhos de céu e terra". Com início no dia 21 de setembro a exposição segue até o dia 1º de outubro, no Centro Integrado de Cultura, na sala Lindolf Bell 1, localizado em Florianópolis. A abertura está marcada para às 19h.

A entrada é gratuita e destinada a artistas visuais, professores, curadores, historiadores de arte, jornalistas de cultura e público geral. Os artistas apresentam um conjunto de obras que são resultados de suas pesquisas de doutorado em Artes Visuais no PPGAV da Udesc Ceart, e possui a proposta de apresentar uma investigação viva e projetiva, com a questões em relação ao desenho contemporâneo.

A proposição da mostra é de apresentar produções que envolvem questões do desenho que o definem como uma linguagem arqueológica e projetiva, com a proposta de apresentar a experiência do desenho como a possível experiência do entorno. “A dupla de artistas que propõe a investigação são, além de artistas, pesquisadores do desenho contemporâneo, e que aproximam suas pesquisas com olhares que articulam o olhar – e o desenho - em relação entre o céu e a terra”, comenta Anna Moraes, artista da exposição e representante da Galeria Mamute.

Com a parceria da Galeria Mamute, a exposição integra o roteiro de mostras da 13ª Bienal do Mercosul. Sendo assim, o evento estará na agenda da bienal por meio do projeto que chama “Portas para a Arte”, criado para fomentar o sistema de arte no período da bienal. “O projeto convidou galerias e espaços de arte para participarem, criando alguns circuitos e roteiros envolvendo as exposições da bienal”, afirma Anna.

Curriculo dos artistas

Anna Moraes tem bacharelado e mestrado em Artes Visuais pela Udesc, e atualmente doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV da Udesc. Vencedora do prêmio Aliança Francesa de Arte Conteporânea em 2020, recebeu o prêmio do Júri no Salão Nacional da Quarentena em 2020, participou da Bienal Internacional de Curitiba em 2019 e participa do Nacasa coletivo artístico. Realiza trabalhos de curadoria, selecionados em editais em Santa Catarina. Desde 2013 ministra o curso de Desenho Artístico em seu ateliê.

Edson Macalini é graduado em licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná, é doutorando e mestre em Artes Visuais pelo PPGAV da Udesc. Atualmente é professor de desenho artístico da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro, localizado na Bahia. Seu trabalho envolve uma série de ações e deslocamentos em arte e natureza, arqueologia dos lugares visitados, que, por meio de investigações poéticas criam intersecções híbridas, através de registros de percursos, coletas materiais e imateriais, geografias, narrativas e fricções entre a humanidade e meio ambiente, resultando em abstrações que se revelam reais e imaginárias.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os artistas pelo e-mail: annamoraess@gmail.com ou edson.macalini@gmail.com.

Serviço

O quê: Exposição "desenhos de céu e terra" de Anna Moraes e Edson Macalini;
Quando: no dia 21 de setembro até 1º de outubro;
Onde: Centro Integrado de Cultura, Sala Lindolf Bell 1, Florianópolis;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h