Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/06/2021-15h51

Edição de revista da Udesc traz a questão étnico-racial nos processos de produção artística

Imagem: capa da Revista Apotheke.
A nova edição da Revista Apotheke, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reúne trabalhos sobre “Outros tons para o debate afro-diaspórico na arte e a fortuna da cor”. Organizada pela professora doutora Renata Felinto, da Universidade Regional do Cariri (URCA), pelo professor doutor Alexandre Araujo Bispo, da Universidade de São Paulo (USP), e pela professora mestra Fabiana Lopes, essa é a edição inaugural do sétimo volume da Apotheke.

Os artigos publicados discutem a relação étnico-racial com os processos de criação de arte, de formação da pessoa artista, e da construção e narração da história da arte no Brasil, com foco nas artes visuais e na pintura. No editorial, os organizadores explicam que buscam abordar essas expressões desde seus marcos históricos. Mas, para além de analisar e revisar o que já foi escrito sobre o assunto, “pretendemos que as discussões abordadas contribuam na projeção do futuro e de outras compreensões do ser pessoa afro-diaspórica do grupo chamado de negro ou de preto”, esclarecem.

A edição “Outros tons para o debate afro-diaspórico na arte e a fortuna da cor” é gratuita e está disponível no site da revista.  

Sobre a Apotheke

A Revista Apotheke se dedica desde 2014 a publicar trabalhos inéditos sobre a área de Arte Educação. A palavra “apotheke” tem origem grega, e significa armazém, botica. De acordo com o editor associado Fábio Wosniak, a palavra foi escolhida como um “significado simbólico [de] um laboratório, um boticário, um lugar onde possa se experimentar, no nosso caso, as artes visuais”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h