Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/04/2021-10h58

Editais da Udesc para bolsas de iniciação científica aceitam propostas até maio

Universidade distribuirá 500 bolsas - Foto: Jonas Pôrto
Editais lançados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para concessão de bolsas por meio de três programas – Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI); de Iniciação à Pesquisa (Pipes); e de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) – seguem com prazo aberto para submissão de propostas até 27 de maio.

Os editais estão sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e distribuirão, ao todo, 500 bolsas de iniciação, sendo 336 financiadas pela Udesc e 164 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira os editais na página da pró-reitoria.

As propostas para concorrer a bolsas de iniciação deverão ser submetidas por coordenadores dos projetos de pesquisa na Plataforma PROPPG.

As submissões serão automaticamente enviadas pela plataforma para aprovação pelas instâncias envolvidas (departamento, comissão de pesquisa e conselho de centro), avaliação de consultores ad hoc e homologação pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros.

Cada centro da Udesc é responsável pelo calendário interno e pela divulgação dos editais. Para a definição dos professores e projetos contemplados, haverá uma seleção de acordo com os critérios previstos em cada edital.

Após essa etapa, os alunos bolsistas serão selecionados pelos professores orientadores. Todas as bolsas terão vigência de 12 meses, a contar de 1º de setembro de 2021.

Sobre os programas

O PIC&DTI é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. As bolsas distribuídas no edital compreendem aquelas que são financiadas pelo CNPq, nas modalidades Pibic, Pibic-AF e Pibiti, e pela Udesc, nas modalidades Probic, Probic-AF e Probiti.

Já o Pipes busca desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de acadêmicos de cursos de graduação que ainda não têm pós-graduação stricto sensu. Conforme o edital, serão distribuídas bolsas da modalidade Proip, financiadas pela Udesc.

O Pibic-EM visa fortalecer o processo de disseminação das informações e dos conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de desenvolver atitudes, habilidades e valores dessa área com estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação. Nesse edital, serão distribuídas bolsas do CNPq para alunos do ensino médio.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros da Udesc. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc distribuirá 500 bolsas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h