Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2023-14h55

Egressa da Udesc Ceart participa de reality show internacional de moda

Participação da estilista no programa britânico “A Stitch Trough Time” estreia na próxima segunda-feira, dia 17

Foto: Divulgação
Já pensou em ser chamado para participar de uma competição de moda da BBC do Reino Unido? Essa é a realidade da egressa do curso de Bacharelado em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Giovana de Bona, que participou do programa britânico "A Stitch Through Time", em tradução “Um ponto através do tempo”. As gravações dos episódios aconteceram no início de 2022 e estreiam na próxima segunda-feira, 17 de julho, às 20h, na plataforma de streaming da BBC, o iPlayer.

O reality show reúne quatro estilistas promissores, para completarem desafios técnicos e criativos inspirados na herança têxtil da região de Ulster - Irlanda do Norte, bem como em seu legado contemporâneo. No total, são quatro episódios com dois desafios em cada, um com limite de trinta minutos e outro mais complexo, com um prazo maior. Os participantes criam uma peça autoral em cada desafio, todos relacionados à história da moda local.

A estilista afirma que a participação no programa foi uma experiência muito intensa e gratificante. “Houve momentos felizes e com certeza, momentos tensos com algumas lágrimas, mas ter a oportunidade de competir e representar o Brasil foi muito especial”. Ela também espera que sua participação na competição sirva de inspiração para outros profissionais, “é essencial promover e apoiar talentos brasileiros na indústria da moda”, conta.

Giovana, natural de Florianópolis, mudou-se para o Reino Unido em 2020, onde reside atualmente. Hoje, trabalha como especialista em moda 3D e atua como freelancer, colaborando com diferentes marcas, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Ela reforça a importância da moda digital na participação do programa: “criei todas as modelagens usadas na competição no Clo3D, então acabei combinando métodos tradicionais de desenvolvimento de coleção com o digital”, afirma.

A egressa se formou no curso de Bacharelado em Moda na Udesc em 2016 e conta que sua formação foi fundamental no desenvolvimento da moda 3D. “A base da moda tradicional foi essencial para o meu trabalho”. Além disso, Giovana conta que as oportunidades e inovações presentes neste mercado são inúmeras: “A moda digital é o futuro, não só as coleções, mas também o método de criação e desenvolvimento usando a tecnologia 3D é um processo muito mais rápido e sustentável”, complementa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h