Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2023-11h58

Egressa de Moda da Udesc Ceart desfila em setembro coleção autoral na Milão Fashion Week

A criadora de moda Karoline Vitto recebe apoio da marca italiana Dolce & Gabbana

Foto: Divulgação Dolce & Gabbana
Sabia que a nova estilista escolhida para ter seu desfile patrocinado pela Dolce & Gabbana na Milão Fashion Week é egressa da Udesc?

Karoline Vitto, egressa do curso de Bacharelado em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é a nova criadora de moda a receber apoio da marca italiana Dolce & Gabbana (DG) para desenvolver uma coleção a ser desfilada na Milão Fashion Week, de 19 a 25 de setembro.

A grife de Karoline, que leva seu nome, foi criada em 2019 e tem como objetivo valorizar o corpo feminino em suas diferentes formas e tamanhos. Ela subverte o padrão do mercado, sendo a única marca a desfilar sem nenhuma modelo tamanho 36. Baseada em Londres, a marca traz modelagens inovadoras através de peças com recortes inusitados combinados a detalhes e acessórios metálicos.

Há três temporadas, desde fevereiro de 2022, a marca italiana vem dando suporte a novos criadores de moda de diferentes lugares do mundo, que recebem apoio financeiro, institucional e acesso aos arquivos e materiais da marca, por meio do programa “Supported by Dolce & Gabbana". De acordo com Karoline, ela recebe apoio da DG em todos os âmbitos, do técnico ao criativo. “É muito importante receber essa valorização sendo uma marca independente. Então, receber apoio de uma marca como a DG significa poder realizar, de fato, a visão completa da marca”.

“É uma honra participar desse projeto e representar o Brasil em uma escala global, principalmente porque a Dolce & Gabbana é uma das poucas grifes que de fato vendem tamanhos acima do 42 em suas lojas”, diz Karoline. A criadora de moda conta que por sua marca trabalhar com tamanhos variados dentro do show, ela passa por diversas dificuldades que outras marcas que só trabalham com tamanhos padrão 38, não enfrentam. “Nunca sabemos com antecedência qual look a modelo irá usar, então já desfilamos peças que foram feitas em um dia ou até duas horas antes do show”, revela Karoline.

A egressa se formou no curso de Bacharelado em Moda na Udesc em 2013 e conta que sua formação foi fundamental no desenvolvimento da sua carreira. “A Udesc trouxe uma importância técnica muito relevante para minha formação profissional. Além de incentivar a busca por aprimoramento de técnicas de modelagem, que hoje são o foco do meu trabalho”, afirma Karoline.

Ela complementa que na época em que cursava a faculdade, a indústria da moda vivia outro momento, “não encontrávamos materiais de modelagem para tamanhos maiores. Não era algo que se falava e que parecia possível para um estudante trabalhar”. Karoline começou a usar seu corpo como referência nos exercícios da faculdade e seguiu com essa pesquisa no mestrado, em Londres. “Sempre houve incentivo da parte dos professores da Udesc para desenvolvermos peças em nossos tamanhos ou sob medida”, conta a egressa.

Karoline reforça que é muito importante possuir um trabalho autoral e criativo, mas que ele precisa ser relevante e ter aplicação prática. “Um conselho que eu costumo dar, é para que os estudantes não se prendam a fórmulas criativas existentes e que busquem formas alternativas de expressar suas ideias para além do desenho tradicional como fotografia, colagem, manipulações de materiais e experimentações diretamente no manequim”, acrescenta Karoline.

Sobre a egressa

Karoline Vitto nasceu em Caçador (SC) e se formou no curso de Bacharelo de Moda na Udesc Ceart em 2013. Em 2016, se mudou para Londres, se graduou na Central Saint Martins e fez mestrado em Design de Moda no Royal College of Art. Em 2019, fundou sua marca, que leva seu nome e no mesmo ano, estreou na London Fashion Week através da empresa caça-talentos Fashion East, onde apresentou suas coleções.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h