Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/02/2019-14h03

Egressos e formandos da Udesc Ceart podem se inscrever para bolsas de mestrado no exterior

Prédio principal da Groningen University, na Holanda. Foto: Divulgação
Para ampliar a divulgação de bolsas de mestrado internacionais, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) traz algumas oportunidades oferecidas por universidades de diversos países. Ao longo de 2019, formandos e egressos da Udesc Ceart podem se inscrever em diferentes bolsas na Holanda, Espanha e Inglaterra.

Alguns editais oferecem apenas a gratuidade do curso e uma bolsa para que o aluno se sustente durante os estudos, mas muitos cobrem até o custo das passagens aéreas. Geralmente são oferecidos por instituições como a Fundação Carolina, na Espanha, que busca facilitar e promover a continuação dos estudos em universidades espanholas. Mas também existem iniciativas na Holanda, onde há bolsas da Nuffic - organização holandesa para internacionalização da educação, com iniciativas próprias de universidades, como Twente e Delft.

Veja algumas das oportunidades de mestrado nas áreas de Design Industrial, Música, Teatro, Dança, Artes Visuais entre outros temas focados em artes.

Período da bolsa: 2019-2020
Prazo de inscrição: 1º de abril de 2019
O DAS Theater é um curso de mestrado da Escola de Teatro da Universidade de Artes de Amsterdam. O programa é tem vinte anos baseado na produção e orientação de pesquisa. O programa de mestrado residencial tem a duração de dois anos e funciona como um laboratório que visa melhorar as competências artísticas de seus estudantes internacionais.

Período da bolsa: 2019-2020
Prazo de inscrição: 1º de abril de 2019
Fundada em 1614, a Universidade de Groningen é uma das mais antigas universidades dos Países Baixos e tem uma reputação internacional como uma das principais universidades de pesquisa. É uma universidade com uma visão moderna e orientada para estudantes em educação. A Universidade de Groningen é uma das principais universidades no campo das artes do mundo, estando entre as 100 melhores universidades no ranking mundial.

Prazo de inscrição: 1º de maio de 2019 (para programas começando em setembro de 2019)
A Universidade de Twente na Holanda oferece o University Twente Scholarship (UTS), que é uma bolsa de estudos para estudantes de outros países. Dessa maneira podem se candidatar a um programa de mestrado na Universidade de Twente e ainda receber uma bolsa que cobre os custos da estadia. Dentro dos benefícios da UTS para o curso de design industrial está a oportunidade exclusiva de participar de um dos três programas honorários: honras de pesquisa, honras de design ou líderes de mudança.

Prazo de inscrição: 1º de março de 2019
O Fundo de Estudos da Faculdade Radboud de Artes é uma bolsa suplementar que tem o objetivo de fornecer a oportunidade de concluir um dos programas de mestrado. Portanto, a cada ano acadêmico, uma série de bolsas suplementares é oferecida a estudantes internacionais de mestrado de fora da União Europeia. Para a área artística é oferecido o Mestrado em Artes e Cultura.

Prazo de inscrição: 31 de maio de 2019
Bolsa que oferece alojamento, despesas de estadia e voos para Londres. Estudantes podem se inscrever por serem de um país em desenvolvimento. Para verificar se você atende aos critérios acadêmicos, consulte o site oficial da universidade.

Prazo de inscrição: 29 de abril de 2019
A Universidade de Jaén, na Espanha, oferece 25 bolsas integrais de mestrado, sendo uma bolsa para mestrado em Artes, Música e Pesquisa em Educação Estética e outra bolsa para mestrado em Estudos Avançados em Património Cultural: História, Arte e Território. Para saber mais acesse o site da Instituição.

Prazo de inscrição: 07 de março de 2019
A Fundação Carolina disponibiliza diferentes modalidades de mestrado, para participar das bolsas e outros benefícios é preciso preencher seus dados na ficha da Fundação. Depois da inscrição, é possível aplicar para as bolsas que são oferecidas na Espanha. O resultado da seleção será lançado no dia 31 de Julho de 2019. A Fundação Carolina, junto de outras instituições de ensino e pesquisa da Espanha, concede bolsas de diferentes valores e modalidades.

Veja alguns cursos da Fundação Carolina que estão com inscrições abertas até 07 de março de 2019:

É ofertada uma bolsa para o estudante que atende a todos os requisitos pedidos pela Fundação Carolina para o curso de Design. Para se inscrever é necessário que no momento da solicitação da bolsa de estudos, o candidato tenha um diploma de bacharel na área de moda, arte e design ou seja graduado em engenharia de produto, publicidade ou comunicação audiovisual. Experiência profissional será valorizada.

Para esta bolsa o candidato tem a chance de estudar e praticar a técnica da restauração em Barcelona, na Escola de Arquitetura, na Fundação Politécnica da Catalunha e no Centro para a restauração de bens móveis da Generalitat da Catalunha. Para se inscrever é necessário ter o grau de bacharel em Arquitetura, Engenharia, História, Restauração ou Belas Artes.

O curador de arte ou curador é um intérprete e mediador da cultura, e com essa definição em mente a Universidade de Navarra, no campus de Pamplona na Espanha, oferece duas bolsas de mestrado com duração de um ano e realização de estágio no Museu da Universidade. No momento da solicitação da bolsa, o candidato deve ter o certificado B2 de inglês ou de espanhol. Cursos relacionados ao campo artístico e cultural serão valorizados, tais como: Belas Artes, História da Arte, História, Filosofia, Conservação, Arqueologia, etc.

A Faculdade de Belas Artes, pertencente à Universidade Complutense de Madrid (UCM), oferece uma bolsa para bacharel em Artes Plásticas ou estudos relacionados, tais como Arquitetura de Design, Comunicação Visual, História da Arte, Estética (Filosofia) e disciplinas das áreas de artes e humanidades, mostrando através de um dossiê artístico e/ou currículo, o nível apropriado de sua formação.

Oferece uma formação acadêmica e instrumental para aprofundar o conhecimento da história da arte, abordando diferentes domínios de atividade histórica e artística. A Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca na Espanha oferece duas bolsas para pessoas que possuam licenciatura em história da arte, e também graduados em Belas Artes, Arquitetura e Comunicação Audiovisual e em qualquer ramo de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, que desejam adquirir conhecimentos mais especializados em História da Arte.

Para participar da bolsa de estudos oferecidas pelo banco Santander na Faculdade de Belas Artes Bacia, o candidato deve ter o título de graduado em Belas Artes, Humanidades, História da Arte ou em titulações relacionadas ao ramo das Artes e Humanidades. E também possuir o nível B1 de uma língua estrangeira.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Groningen University, Prédio Principal, Holanda.
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h