Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2023-14h33

Encontro do Observatório da Formação de Professores de Arte ocorre na Udesc em abril

De 19 a 22 de abril ocorre no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, o 4º Encontro do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte. O evento recebe até o dia 15 de março as inscrições para exposição de trabalhos artísticos na mostra “Catarses Estéticas”; e até o dia 20, para a submissão de trabalhos a serem apresentados e debatidos no encontro.

A programação contempla questões que tratam da arte nas diversas dimensões da formação humana, aprofundando esse debate nas relações de ensino-aprendizagem, na formação de professores, nas relações estéticas e políticas dos campos escolares, entre outros temas. Nesta edição, o tema “Políticas públicas, formação de professores e o contexto das artes” busca contribuir com melhor entrelaçamento das ações dos pesquisadores vinculados ao Observatório, bem como com a qualificação de professores de artes.

O evento é voltado sobretudo a professores, pesquisadores e estudantes no campo da arte. É realizado pelo Observatório da Formação de Professores de Arte, cujos grupos de pesquisa da Udesc são vinculados. Tem apoio, também, do programa Residência Pedagógica - Artes, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid -Artes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).  

Além da Udesc, outras instituições parceiras na realização do evento são: IFSC Xanxerê, IFSC Paraná, UFPR, UFAM, UFES, UFMS, UFSM e UNVASF. Estas instituições representam uma rede de pesquisadores que se criou em 2011 e reúne 10 instituições no Brasil e duas na Argentina, cujo objetivo é fomentar pesquisas em rede que alimentem a formação de professores de arte.

A programação completa e o formulário para as inscrições gratuitas podem ser acessados no site do evento. Nesta edição do encontro, também será realizado o 1º Encontro Nacional de Artes do Pibid e Residência Pedagógica.

Sobre o Observatório

O Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG), é um projeto de colaboração que articula pesquisadores acadêmicos da América Latina, sobretudo do Brasil e Argentina. O OFPEA/BRARG deu início a suas ações no ano de 2011 e apresenta como objeto de estudo os mais diversos aspectos constituintes da conjuntura de formação docente em Artes Visuais, com ênfase nas licenciaturas.

Atualmente, o projeto é coordenado, no Brasil, pela professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, da Udesc Ceart e, na Argentina, pelo professor Federico Buján, da Universidad Nacional de las Artes (UNA) e Universidad Nacional de Rosario (UNR).

Serviço:

O quê: 4º Encontro do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte.
Quando: 19 a 22 de abril de 2023.
Onde: Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Quanto: Evento gratuito.
Mais informações: No site do evento (clique aqui).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h