Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2017-15h10

Encontro nacional de extensão realizado pela Udesc em Florianópolis reúne 70 instituições

Evento discutiu os rumos da extensão universitária no cenário brasileiro - Foto: Marcelo Cardoso/Udesc
Representantes de 70 instituições de ensino superior reuniram-se entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis, no 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), para debater os rumos da extensão universitária no País.

O evento, alusivo aos 30 anos do Forproex, foi sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

O encontro também contou com apresentações de artistas locais, como forma de valorizar a cultura açoriana, e de egressos da Udesc.

Na abertura do evento, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, enfatizou que a universidade precisa cultuar seu papel social e a extensão tem um enorme compromisso e potencial nesse sentido. Já o vice-reitor, Leandro Zvirtes, destacou que a extensão faz a diferença, torna a universidade mais desejada pela sociedade, ajudando no desenvolvimento catarinense.

Por meio de reuniões por segmentos institucionais e de grupos de trabalho, além de palestra e mesa-redonda, o evento avaliou o percurso de 30 anos do Forproex e aprofundou as discussões sobre a inserção da extensão nos currículos, a internacionalização e os indicadores de avaliação.

Carta de Florianópolis traz diretrizes

Na ocasião, foi escrita a Carta de Florianópolis, indicando diretrizes de ação para o desenvolvimento da extensão. O documento faz menção à ampliação e ao fortalecimento da política de internacionalização da extensão, ao estabelecer indicadores de avaliação da extensão nas instituições públicas de ensino superior.

A carta prevê também a estruturação de canais de divulgação e de banco de conhecimentos sobre o processo de curricularização, a defesa da autonomia universitária, a autogestão e auto-organização da extensão.

Outros pontos de destaque são o desenvolvimento de planos regionais de extensão universitária e a proposição de um projeto de desenvolvimento nacional que permita a efetiva participação popular e a construção da cidadania plena, valorizando o papel da educação e da extensão.

Um espaço de resistência

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, o Forproex representa importante espaço de resistência ao desmonte da educação pública superior e a destruição de direitos sociais.

Segundo ele, a história do fórum coincide com o processo de redemocratização brasileira e o período requer uma universidade e uma extensão críticas voltadas ao estabelecimento de um projeto nacional de desenvolvimento.

Será publicada na revista de extensão e cultura da Udesc, "Cidadania em Ação", uma edição especial para contar a história dos 30 anos do Forproex, além de divulgação de vídeos dos trabalhos do evento, com depoimentos de reitores e pró-reitores.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento discutiu os rumos da extensão no cenário brasileiro
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h