Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2017-18h06

Encontro nacional organizado pela Udesc discute rumos da extensão universitária

Gestores de mais de 70 instituições públicas de  ensino superior participam do evento - Foto: Victor Lacombe
Começou nesta quinta-feira, 16, o 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), sediado e organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

O evento, que é semestral, irá até sábado, 18, com o tema "Os rumos da extensão universitária brasileira: 30 anos do Forproex". A programação do encontro no Morro das Pedras Clube Hotel conta com palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais.

A abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira com uma palestra de José Eustáquio Romão, professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), historiador e membro fundador do Instituto Paulo Freire, sobre os desafios da extensão universitária brasileira na atualidade.

Representantes de mais de 70 instituições públicas de ensino superior do País compareceram à cerimônia e participarão das atividades do evento, que está sendo promovido pela Udesc em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

Interação com sociedade

Para o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, "é muito importante debater e discutir as ações extensionistas para que as instituições de ensino superior do Brasil tenham uma interação cada vez maior com a sociedade, com o mundo lá fora".

No fim do evento em Florianópolis, os participantes redigirão uma carta que resuma as discussões realizadas. "Esse é um momento de resistência da educação pública em geral e da extensão em particular", diz o presidente do Forproex e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), Daniel Pansarelli.

"Estamos diante de mudanças no cenário político que interferem diretamente na educação. Ouvimos falar em privatização da universidade pública. Realizar este encontro nesse momento também tem esse caráter de resistência", destaca Pansarelli.



Sobre o Forproex  

O Forproex está voltado à articulação e à definição de políticas acadêmicas de extensão e comprometido com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. 

São membros, com direito a voz e voto, os pró-reitores de Extensão e titulares de órgãos congêneres das instituições de ensino superior públicas brasileiras. 

O fórum é dirigido por uma coordenação nacional com presidente, vice-presidente e coordenadores regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste) e temáticos (cultura, comunicação, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, trabalho, saúde). O Forproex se reúne para debates a cada semestre e elege sua coordenação nacional a cada ano. 
 
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h