Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2018-16h22

Envio de propostas para espaços inovadores de ensino na Udesc encerra nesta sexta

Udesc estudou ações similares em outras instituições, como o Efex, da Furb, para lançar projeto - Foto: Div.
Os 12 centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever até sexta-feira, 7, no primeiro edital para criação de Espaços Inovadores de Ensino (Espine), que dará R$ 1,2 milhão. Confira o edital.

As direções de Ensino deverão enviar as propostas à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que é responsável pela iniciativa. Será aceita uma única proposta por centro para análise, e o resultado sairá até o dia 12.

Na primeira chamada, quatro centros de ensino serão contemplados, com R$ 300 mil cada, para implantação dos novos ambientes, que terão a finalidade de auxiliar e preparar professores e estudantes para o uso de diferentes tecnologias educacionais.

Os espaços serão constituídos com base no perfil de cada unidade, que fará seu projeto considerando seus cursos de graduação. Será possível obter recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.

A criação dos Espines integra o projeto Interatividade no Ensino-Aprendizagem, previsto no Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, que busca implantar ambientes de ensino e aprendizagem que incentivem a reflexão e estimulem a adoção de metodologias dinâmicas, plurais e capacitadoras, articuladas com as tecnologias de informação e de comunicação. O plano é liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.



Recursos em 2019

A seleção das propostas ocorrerá a partir de uma análise de mérito feita por três consultores externos, de instituições de ensino superior públicas. Os recursos serão destinados a partir de março de 2019 e deverão ser usados durante o ano.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, o objetivo é criar espaços diferenciados, compartilhados e interdisciplinares, para uso comum dos cursos de bacharelados e licenciaturas e a realização de programas de formação continuada para os docentes da universidade. Os cursos de licenciatura também poderão utilizar os Espines para atividades de formação de professores da atenção básica.

A elaboração desse projeto na Udesc incluiu contatos com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e com pró-reitores de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para conhecer projetos de espaços inovadores de aprendizagem em outras instituições.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc estudou ações similares em outras instituições, como o Efex, da Furb, para lançar projeto
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h