Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/12/2018-19h17

Escola de Verão da Udesc Ceart traz docentes de cinco países para aulas na pós-graduação em fevereiro e março

 
Mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e docentes dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam da Escola Internacional de Verão, que será realizada nos meses de fevereiro e março de 2019.

O evento, promovido pela primeira vez pela Udesc Ceart, tem como objetivos aumentar a visibilidade da pós-graduação a parceiros internacionais e divulgar as diversas linhas de pesquisa a partir do oferecimento de cursos teóricos e práticos por pesquisadores da América Latina e Europa.

A Escola Internacional de Verão oferecerá aos alunos de pós-graduação da Udesc Ceart, e também à comunidade externa, uma experiência de estudo internacional sem sair do Brasil, possibilitando a internacionalização no ambiente acadêmico e inserindo a Universidade no cenário internacional das escolas de verão.

Os professores dos cursos são referência na literatura acadêmica e estão vinculados a universidades latino-americanas e europeias. Cada disciplina terá um calendário específico durante os meses de fevereiro e março, e algumas terão continuidade ao longo do semestre, até junho de 2019.

Programação (confira o cartaz aqui)


  • Artes Visuais | Profa. Dra. Cristina Rosa e Profa. Dra. Giovana Hillesheim (Brasil/Udesc)

​Tema: "Docência no Ensino de Artes Visuais: contribuições da pedagogia histórico-crítica"
Data: 4 a 8 de fevereiro, 13h às 19h
Inscrições/Matrículas: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo SIGA (a partir de 4 de fevereiro) / Comunidade externa via edital de aluno especial (a ser publicado no site do PPGAV, acesse aqui)
Obs: Este módulo integra disciplina que terá continuidade ao longo do semestre, até junho de 2019

Descrição: Contexto do Ensino de Artes Visuais na escola. A Pedagogia Histórico-Crítica e seus desdobramentos. Educação, ensino de arte e contexto econômico. O conhecimento artístico na contemporaneidade.

Ministrantes:
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva possui graduação em Educação Artística pela Udesc, mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade na linha de mídia e conhecimento. Em 2010 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilla/Espanha, desenvolvendo pesquisa junto a Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanõles. Em 2011 desenvolveu estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina. Desenvolveu pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Udesc, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) e diretora-geral da Udesc Ceart.

Giovana Bianca Darolt Hillesheim é doutora em Artes Visuais pela Udescm membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão (CNPq/Udesc) e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG). Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura. É professora do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC/Campus Xanxerê e professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Udesc.
 

  • Design | Prof. Dr. Yoshimasa Sagawa Junior (França)

Tema: “Quantificação do movimento humano: fundamentos e prática”
Data: 18 a 28 de fevereiro, 8h30 às 12h (poderão ocorrer atividades de laboratório e de campo no período vespertino)
Inscrições: Enviar pedido de inscrição para o email ppgdesign.ceart@udesc.br entre 01 e 08 de fevereiro, com link para o currículo Lattes atualizado e telefones de contato.

Descrição: Quantificação do movimento humano: fundamentos e prática.

Parte teórica: 1. Conceitos relacionados a importância do movimento humano e especialmente da marcha humana. Uso da Classificação Internacional da Funcionalidade (2001) criada pela Organização Mundial da Saúde. 2. Possibilidades de quantificar o movimento humano. 3. Realizar uma boa medida (reprodutibilidade das medidas). 4. Iniciação à programação. 5. Exemplos relacionados ao design e ao tratamento de pacientes neurológicos, idosos, reumatológicos, etc. Uso de órteses, concepção de um jogo sério e sua utilização, concepção de dispositivos inovadores.

Parte prática: 1. Uso da dinamometria e eletromiografia na quantificação do movimento humano. Interpretação do movimento saudável e patológico. 2. Cálculo do Minimal Detectable Change. Estudo sobre a reprodutibilidade da medida. 3. Tratamento de dados através do programa Scilab (programa gratuito).

Ministrante: Yoshimasa Sagawa Junior possui graduação em Fisioterapia pela Udesc, mestrado em Exercício, Esporte, Saúde e Handicap pela Universidade Blaise Pascal (França), doutorado em Biomecânica pela Universidade de Valenciennes et du Hainaut (França) e pós-doutorado pela Universidade de Genebra (Suíça). Atualmente trabalha no Hospital Universitário de Besançon (França), no Departamento de Medicina Física e Reeducação e Laboratório do Movimento. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em análise do movimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, locomoção humana e cadeira de rodas.

 

  • Moda | Prof. Dr. Danilo Canizares (Colômbia)

Tema: “Gestão de Ponto de Venda”
Data: 18 a 22 de fevereiro, 13h30 às 17h30
Inscrições: Presencialmente no 1º dia do workshop

Descrição: O sistema da moda no mundo hoje fala de uma comunicação clara entre os produtos e seus consumidores, por este motivo é necessário ter clareza sobre a oferta de produtos que o ponto de venda (PDV) comercializa e sua correspondência no mercado. Em todo o negócio de produtos de moda, é importante ser capaz de especificar o objetivo da empresa, sua localização no mercado-alvo, os planos e ações a serem desenvolvidos e, em geral, o status financeiro e de planejamento da mesma.

É construído a partir dos vários desafios enfrentados pelas empresas de moda hoje e que não são comparáveis entre si:
- O PDV do Marketing: oferta e demanda de mercado.
- O PDV dos Canais: Vários itens e targets
- O PDV das Emoções: Industrialização e personalização
- O PDV do Negócio: Infraestrutura e orçamentos
- O PDV do Planejamento: Estratégia e produto


Ministrante: O colombiano Danilo Cañizares é coach em marketing e moda, atualmente diretor na empresa ED2GM - Emerging Design to Global Market e consultor de marketing e design das marcas Gustavo Moscoso, Antinoo Menswear e Leonor Rincon.
 

  • Música | Profa. Dra. Luzmila Gloria Mendivil Trelles de Peña (Peru)

Tema: “A educação musical no contexto contemporâneo: realidades e desafios”
Data: 18 a 22 de fevereiro, das 14h às 17h40
Inscrições/Matrículas: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo SIGA (a partir de 4 de fevereiro)  / Comunidade externa via edital de aluno especial (acesse aqui).
Obs: Este será um módulo da disciplina Formação e Prática Docente em Música, que terá continuidade com a professora Teresa Mateiro ao longo do semestre, até junho de 2019.

Descrição: Fundamentada na pedagogia musical crítica, será motivada a reflexão em torno dos processos de ensino e aprendizagem buscando esclarecer o "currículo oculto", ou seja, os aprendizados implícitos. Assim, se analisa como o aprendizado social e cultural se conectam com o aprendizado musical formando uma espiral de significado que transcende o âmbito artístico e estético, para constituir-se como um aprendizado social, políico e cultural.

Ministrante: Luzmila Mendivil é especialista em Educação da primeira infância: educação musical, cidadania, participação infantil, convivência e meios de comunicação. Tem ampla experiência em avaliação de instituições educativas, avaliação docente, análises de propostas curriculares de educação superior e formulação de planos de melhorias, como também em responsabilidade social universitária. Tem ampla produção de artigos de análise crítica do discurso de músicas infantis e sobre o sentido da educação musical no currículo. É autora e compositora de música para crianças.
 

  • Música | Prof. Dr. Julio Mariñelarena (México/Alemanha)

Tema: “Modernidade e (de) colonialidade em música"
Data: 12 a 20 de março - 12/03 (8h20 às 12h), 13/03 (13h30 às 17h10), 19/03 (8h20 às 12h) e 20/03 (13h30 às 17h10)
Inscrições/Matrículas: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo SIGA (a partir de 4 de fevereiro) / Comunidade externa via edital de aluno especial (acesse aqui).
Obs: Módulo que integra a disciplina Práticas Interpretativas e Retórica Musical, que terá continuidade com o professor Luiz Henrique Fiaminghi ao longo do semestre, até junho de 2019.

Descrição: O pensamento modernidade/(de)colonialidade, colonialidade do poder, do conhecimento e do ser. Colonialidade e identidade musical; colonialidade e performance musical; colonialidade, música e gênero.

Ministrante: Natural do México, Julio Mariñelarena é doutor pelo Instituto de Pedagogia Musical da Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha. Realizou curso de mestrado em violão na Hochschule für Musik Nürnberg, Alemanha e Bacharelado em violão na Universidad Nacional Autónoma de México, México. Atualmente atua como concertista, produtor musical e professor de violão no Instituto de Pedagogia Musical da Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique. Como pesquisador, investiga processos de decolonização musical em comunidades indígenas no México.
 

  • Teatro | Profa. Dra. Lorena Verzero (Argentina)

Tema: "Subjetividades contemporâneas e ativismo cênico na Argentina (e no Brasil)"
Data: 11 a 15 de fevereiro, 9h às 13h
Inscrições/Matrículas: Acadêmicos de Pós-Graduação da Udesc pelo SIGA (a partir de 4 de fevereiro) / Comunidade externa via edital de aluno especial (acesse aqui).

Descrição: Será realizada a apresentação, análise e problematização de algumas experiências cênicas ativistas realizadas contemporaneamente na Argentina. Estas práticas se desenvolvem entre a arte, a política, a comunicação e a performance. Os coletivos "artivistas" contemporâneos encontram antecedentes estéticos e políticos em certas experiências da história recente, como o teatro militante e o teatro durante a ditadura. Por isso, será realizada uma aproximação a estas práticas, analisando casos e correntes estético-políticas. Neste seguimento, serão discutidas as problemáticas ligadas à história e à memória, no papel do intelectual e do artista, a inteterminação dos espaços públicos-privados, as porosidades entre clandestinidade e oficialidade, entre outras.

Ministrante: Lorena Verzero é doutora em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestre em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri, licenciada e professora em Letras pela UBA. Investigadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas. É professora titular da UBA XXI, programa de Educação a Distância da Universidade de Buenos Aires. Membro de comitês de revistas especializadas e de associações. Seus estudos se centram nos vínculos entre práticas teatrais, sociais e políticas na história recente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 20/12/2018, às 19h33.

galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h