Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2018-21h44

Espetáculo da Udesc "A Sagração da Primavera" será apresentado novamente na próxima quarta, no TAC

Foto: Jerusa Mary
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo “Egrégora de Danças Nômades”, apresenta pela terceira vez o espetáculo ‘A Sagração da Primavera’. A performance reúne a música original de Stravinski em uma versão contemporânea que mistura dança e encenação. A apresentação será realizada na próxima quarta-feira, 14, às 20h30, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, com entrada gratuita.

A obra de dança contemporânea composta dentro da disciplina de Montagem Teatral 1 e 2, do curso de Licenciatura em Teatro, foi conduzida pelos professores Bianca Scliar e Milton de Andrade. Inspirados pela primeira montagem coreográfica de “A Sagração da Primavera”, realizada em 1913, os alunos e professores construíram uma performance que envolve dança, audiovisual, poesia e referências de autores brasileiros como Haroldo de Campos e Ferreira Gullar, além de criações poéticas compostas pelos estudantes artistas.

A peça é conduzida pelo grupo “Egrégora de Danças Nômades”, um núcleo de pesquisa em danças fundado pelos alunos participantes da disciplina de Montagem Teatral, no primeiro e segundo semestre de 2018. Com duração de 50 minutos, a peça será dividida em dois atos e tem classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos uma hora antes do início do espetáculo no TAC.

"O espetáculo, que estreou no Teatro Pedro Ivo de Florianópolis em 25 de setembro de 2018, apresenta-se como um ritual que propõe um olhar para os modos de existência através de uma arte que permeia e atravessa ciclos de adoração e sacrifício, resistência, permanência e transformação", afirma o grupo.

Sobre a Sagração da Primavera

A narrativa de "A Sagração da Primavera" (Le Sacre du Printemps) é inspirada na música de mesmo nome do compositor russo Ígor Stravinski. Após a primeira adaptação da música pelo bailarino e coreógrafo Nijinski, em 1913 na França, o espetáculo tornou-se um ícone entre coreógrafos e grupos de dança contemporânea no mundo todo.

A coreografia original e a música de Stravinski foram inspiradas na cultura eslava e nas danças pagãs de adoração à terra e à natureza. O espetáculo original apresenta-se como um ritual reflexivo sobre a existência, por meio de ciclos de adoração e sacrifícios. Com base nisso, o grupo de estudantes do Centro de Artes (Ceart) apresentará a sua versão de “A Sagração da Primavera”.

Ficha Técnica

Performers:
Carolina D'avila, Fernando Gesser, Guilherme Trautmann, Guilherme Porte, Jhonatan Carraro, Juan Henrique Quaresma de Carvalho, Marcela Frischeisen Ribeiro, Mariana Cristina Franco, Micaela Rocha, Rômulo Cassante, Victor Hugo Lago, Vinicius Huggy.

Iluminação:
Roberto Skiante

Figurino e caracterização:
Rômulo Cassante

Design Cênico:
Marcelo Araujo

Assistentes de cena:
Cleiton Rocha, Daniela Carmona,Roberto Skiante, Roga Rodrigues,Wagner Monthero

Vídeo:
Guilherme Trautmann, Marcelo Araujo, Milton de Andrade

Intertextos
- Graal – legenda de um cálice de Haroldo de Campos
- Vozes da morte  de Augusto dos Anjos
- Poema Sujo de Ferreira Gullar
- A origem animal de Deus  e Bailado do Deus Morto de Flávio de Carvalho

Músicas:
- A Sagração da Primavera - Igor Stravinsky  por Atlanta Symphony Orchestra  conduzido pelo maestro: Yoel Levi
- O Espectro da Rosa – Hector Berlioz
- Cademar – Tom Zé
- Traduzir-se – Ferreira Gullar -  Maria Betânia - remix DJ Zé Pedro
- Alujá- Fábio Mello e Alexandre da Maria

Direção e organização:
Professores Bianca Scliar e Milton de Andrade

Serviço:

O QUE: Apresentação de  "A Sagração da Primavera" – Grupo Egrégora de Danças Nômades.
ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis/SC.
QUANDO: 14 de novembro, às 20h30.
QUANTO: Gratuito com retirada de ingresso no local uma hora antes do início do espetáculo. Classificação indicativa: 16 anos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h