Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/01/2020-14h21

Espetáculo de aluno da Udesc é selecionado para festival de teatro universitário em São Paulo

Luan Telles, Caê Beck e a professora Maria Brígida de Miranda na sede do Itaú Cultural em São Paulo. Foto: Divulgação

O espetáculo “Poeira”, de Luan Renato Telles e iluminação de Caê Beck, ambos alunos do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi uma das 10 apresentações teatrais selecionadas para a mostra “a_ponte: cena do teatro universitário”, do Itaú Cultural. O evento acontece entre os dias 16 e 26 de janeiro, em São Paulo (SP). O espetáculo foi apresentado neste último sábado, 18.

A peça foi criada e desenvolvida pelo ator e bailarino Luan Renato Telles em 2018, durante a disciplina “Interpretação Teatral IV”, ministrada pela professora Maria Brígida de Miranda. Ao longo de quatro meses, Luan construiu um solo teatral que entrelaça temas vivenciados por ele e de reflexão fundamental na sociedade. Com delicadeza e força, Poeira percorre assuntos controversos como a permanência de determinados padrões de masculinidade e seu impacto na estrutura familiar, assim como a histórica marginalização da mulher negra no Brasil. "A principal intenção desse espetáculo é estimular os espectadores e as espectadoras a refletirem sobre a situação da mãe negra na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que pretende trazer à tona o debate sobre a naturalização de homens que abandonam os filhos", afirma a professora Brígida de Miranda.

“Cresci em um ambiente comandado por mulheres negras. Desde que me entendo por gente, lembro da ausência paterna na minha família”, conta Luan. “O Poeira é apenas uma retribuição a essas mulheres, a partir do homem que me tornei, graças a elas. Por isso, deixo aqui registrado meu agradecimento à minha mãe, Renata Rodrigues Telles, à minha avó, Lucia Talita Rodrigues Telles, e a minha madrinha e tia avó, Lucrécia Teresinha Rodrigues Telles”.

O espetáculo apresentou-se em várias mostras na Udesc, como a Semana dos Calouros de 2019 do Centro de Artes, a Mostra Rosa Teatral e a Semana da Faed (Centro de Ciências Humanas e da Educação). Além disso, também foi além do espaço da universidade e participou do Festival Isnard Azevedo 2019, da Mostra Quintais Cênicos e viajou para Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tijucas através do Circuito Universitário Sesc em 2019.

Sobre a mostra a_ponte

A mostra “a_ponte: cena do teatro universitário” teve sua primeira edição em 2019 e é uma iniciativa do instituto Itaú Cultural, com o objetivo a diminuir as fronteiras entre os estudantes de teatro do país, promovendo um intercâmbio entre os alunos das artes cênicas. Nesta edição, foram 141 propostas inscritas na convocatória, etapa voltada para grupos vinculados a instituições de nível superior, escolas técnicas de nível médio ou escolas independentes de teatro, das quais 10 foram selecionadas para serem apresentadas no evento. Além das peças selecionadas, a mostra também conta com mesas de debate, painéis reflexivos e espetáculos de grupos convidados. Mais informações e programação completa no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Esta notícia foi escrita pelo estagiário Edgar Fuck, sob surpervisão da jornalista Laís Moser.
 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h