Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2022-15h31

Estudante de pós-graduação da Udesc Ceart promove curso sobre trajetórias e obras de mulheres

Imagem:Divulgação.
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Joanna Oliari Macoppi, promove o curso livre “Performance por Mulher”, destinado a graduandos e pós-graduandos em Teatro da Udesc Ceart.  São 20 vagas e as inscrições abertas até quinta-feira, 31 de março, via formulário on-line (clique aqui).

De acordo com a ministrante, a mestranda Joanna Oliari Macoppi, Performance por Mulher tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural reforçando o valor simbólico e artístico de artistas mulheres, apresentando seus nomes, trajetórias e obras que trabalham e pesquisam a performance. Para Joanna a performance é a potência de criação e mudança social: “O projeto visa se debruçar sobre mulheres na performance e performance feitas por mulheres como forma de fortalecer a importância dos trabalhos artísticos de mulheres em meio a uma sociedade extremamente machista e patriarcal, que nos últimos anos tem ganhado força política no Brasil”, conta.     

A orientadora e professora do PPGAC Daiane Dordete, diz que a realização do estágio docência de Joanna, por meio do curso livre possibilita que estudantes de graduação e pós-graduação entrem em contato com práticas de criação artísticas entremeadas por perspetiva das epistemologias feministas.

O curso acontecerá em encontros virtuais, via Zoom, em abril e maio de 2022, e conta com cinco vagas destinadas às ações afirmativas (população indígena, população negra, pessoas com deficiência, e população LGBTQI+ priorizando pessoas trans). O critério de seleção será por ordem de inscrição. O resultado será via WhatsApp, e ao final das atividades todos os selecionados ganharão um certificado de participação de 15 horas.

Dinâmica

O curso é dividido em cinco oficinas que propõem expor e se inspirar em trabalhos realizados por mulheres na arte da performance, sendo desenvolvidas de forma dialogada entre a ministrante e as participantes, intercalando entre debates de textos teóricos e propostas práticas que servirão como disparadores criativos para que cada participante encontre seu caminho autoral de expressão. As oficinas terão as seguintes temáticas:

Dia 1 “Performance por Mulher: o pessoal é mesmo político?”, discute sobre a performance e o corpo como lugar de provocação e reflexão em distintos contextos políticos. Artistas estudadas: Berna Reale (PA/Brasil) e Priscila Rezende (MG/Brasil);

DIA 2 “Performance por Mulher: marcador social”, debate o teatro, rito e sacrifício, pensando o corpo como território e retratos do corpo a partir de visibilidade, alteridade e identidade. Artistas estudadas: Ana Mendieta (Cuba) e Angelica Lidell (Espanha); 

DIA 3 “Performance por Mulher: (trans)formar”, se debruça sobre a escrita do corpo, a loucura e o trauma imbricados e implicados com visões normativas do gênero, sexualidade, raça e classe. Artistas estudadas: ORLAN (França) e Karen Finley (Estados Unidos); 

DIA 4 “Performance por Mulher: desalienar para expandir”, dialogará sobre a arte como política e como luta pelos direitos das pessoas socialmente vulneráveis: transexuais e pessoas em situação de rua. Grupo estudado: Grupo Mexa (Brasil);

DIA 5 “Performance por Mulher: partilha e (des)construção”, é um encontro avaliativo, onde as inscritas apresentam sobre uma das artistas sugeridas como pesquisa e compartilham o processo, suas performances, dando um feedback das oficinas e fazendo suas reflexões finais. 

Serviço

O quê: curso livre Performance por Mulher;
Quando: 4, 11, 18 e 25/4 e 2/5, da 19h às 22h;
Onde: plataforma Zoom;
Inscrição: até 31 de março, nesse formulário
Mais informações: nos perfis do Instagram @joliari e @perfor.mae.ser ou no telefone (47) 99904-7492. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h