Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/07/2022-16h05

Estudante do PPGMUS da Udesc irá representar a região Sul na área de artes em evento nacional

Evento é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em comemoração ao 60º aniversário da entidade

Cassiano de Almeida Barros. Foto: arquivo pessoal. 
O discente Cassiano de Almeida Barros, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para representar a área de Artes e a região Sul do país no evento “Escola Fapesp 60 Anos - Humanidades, Ciências Sociais e Artes”, que ocorre entre os dias 21 e 24 de agosto, em São Paulo.  

Atualmente, o representante da Udesc desenvolve seu projeto de pesquisa com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem como supervisor o professor do PPGMUS Luiz Henrique Fiaminghi. Cassiano também é professor colaborador do Departamento de Música (DMU). Ele enxerga o evento como uma oportunidade para divulgar o trabalho que desenvolve na Udesc, trocar experiências, debater sobre as perspectivas das diversas áreas da pesquisa e buscar estabelecer contatos que viabilizem trabalhos e ações conjuntas. “Fiquei muito feliz com a oportunidade por poder estabelecer esse contato com pesquisadores da minha área de estudo e de diferentes regiões do país”, afirma o pesquisador.  

A programação do evento incluirá a participação de convidados do Brasil e exterior, na programação serão realizadas conferencias, sessões de debates, exposição de pôsteres e atividades culturais. Cada escola Fapesp do país reunirá 60 bolsistas de pós-doutorado, financiados pela fundação ou por agências brasileiras de fomento, com pesquisas nas respectivas áreas de conhecimento, sendo elas: ciências exatas, naturais e da vida. O evento será presencial, com acesso liberado somente aos pesquisadores selecionados. Há previsão de ser transmitido on-line, porém, ainda não foram disponibilizado os links de acesso.

 
Sobre o representante da Udesc
Cassiano é bacharel em Música - Regência e Cravo, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciado em Artes, pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na docência de ensino superior, na formação de músicos e professores de música. Atua, também, como professor de música na Educação Básica, inclusive com experiência no ensino de música para crianças e jovens com necessidades especiais. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia, História da Teoria Musical (poéticas antigas e retórica musical), Educação Musical e Regência. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no PPGMUS da Udesc, com apoio da Capes, e atua como professor substituto de Artes no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo.   


Mais informações sobre a Escola Fapesp 60 anos – Humanidades, Ciências Sociais e Artes podem ser encontradas no Site da Fapesp.   

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart  
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br  
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350    

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h