Apresentações gratuitas trazem um repertório unindo clássicos europeus e composições latino-americanas para Florianópolis e Palhoça
Imagem: Divulgação
Dois estudantes de Música no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reúnem-se no recital "Três tempos para quatro mãos”. Com um repertório que parte da música clássica do século XVIII, passando pelo romantismo alemão oitocentista, até as diversas poéticas que moldam a música para piano do século XX. A apresentação acontece no Auditório Ione Urbano Sant’Anna do Departamento de Música (DMU), em 3 de outubro.
Por meio de recitais didáticos abertos à comunidade, Sam Machado e Weliton Carvalho apresentam um repertório organizado em três partes, com obras de Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla. As obras transitam por diferentes períodos históricos, do clássico ao contemporâneo, com foco especial na valorização de compositores brasileiros e latino-americanos. Entre elas, destacam-se a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu da compositora “Tia Inah” Machado Sandoval e a Pianola, Ragtime de José Barbosa da Silva, conhecido como “Sinhô”, um pianista negro.
O recital faz parte de uma série de quatro apresentações, que serão realizadas no IFSC Câmpus Florianópolis, em 30 de setembro; na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina, em 8 de outubro; no nstituto Casa Nobre, em 11 de outubro. Todas as apresentações serão realizadas gratuitamente e contarão com intérpretes de Libras, buscando acessibilidade comunicacional a uma maior diversidade de públicos.
Executadas com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo do Estado de Santa Catarina através do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024.
Sobre os músicos
Pianista e diretor artístico, Sam Machado é natural de Aracaju, e deu início à sua formação musical no Conservatório de Sergipe, atualmente é acadêmico no Bacharelado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), integrante do Duo Machado-Carvalho e do Coloratour Duo, atua como pianista colaborador em uma série de grupos de câmara do sul do Brasil, e também com expoentes da música popular brasileira. Sua atuação também é marcada por performances solo que atravessam diferentes gêneros.
O pianista e produtor cultural Weliton de Carvalho, nascido em Imbituba, é mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde colaborou como bolsista em projetos de extensão e pesquisa na área de artes e cultura desde 2015. Atualmente é doutorando em Música pelo Programa de Pós Graduação em Música (PPGMUS). O músico colabora em projetos de extensão e pesquisa na área de artes, com interesse no estudo de corpo em movimento e de musicalidades brasileiras para piano. Sua produção artística se reflete na atuação em grupos camerísticos com canto, viola, piano a quatro mãos e corais nas cidades de Chapecó e Florianópolis.
Serviço
O quê: Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho;
Quando: 30 de setembro, 19h;
Onde: Sala de Música, IFSC Campus Florianópolis, Av. Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis, SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Quando: 3 de outubro, 19h;
Onde: Auditório Ione Urbano Sant’Anna, Departamento de Música do Ceart, – Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Quando: 8 de outubro, 19h;
Onde: Igrejinha da UFSC — Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis, SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Quando: 11 de outubro, 19h;
Onde: Instituto Casa Nobre — R. Inês Maria de Jesus, 373 , Guarda do Embaú, Palhoça, SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350