Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2023-11h46

Estudantes da Udesc Ceart participam de concurso do Santa Catarina Moda e Cultura 2023

Udesc Ceart participa dos projetos do Santa Catarina Moda e Cultura desde 2010

Equipe da Udesc Ceart. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está entre as nove instituições de ensino superior do estado selecionadas para participar do projeto Moda Amanhã. Promovido pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) desde 2020, o concurso tem o objetivo de impulsionar a indústria da moda no estado, conectando empresas têxteis, instituições de ensino e profissionais da área.

Os participantes se reúnem em oito encontros que ocorrem a cada duas semanas em Blumenau (SC). A primeira reunião aconteceu no início de julho, no dia 8, e a última está marcada para 11 de novembro, quando os grupos apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos.

Nesta edição, a Udesc é representada por cinco alunos do curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da universidade sob a orientação do professor Lucas da Rosa. A equipe é formada pelos estudantes: Beatriz Pereira, Derick Thalan, Gabriela Tomczyk, Karine Matos de Freitas e Luísa Gerhardt.

Segundo o professor Lucas, que participa dos projetos do SCMC desde 2010, a participação dos estudantes no concurso é muito importante, já que “o contato com empresas e outras instituições de ensino possibilita a aproximação com a prática profissional no setor de moda e a troca de experiências com pessoas da área".

Com um diferente formato, a 3ª edição do concurso adota o conceito de hackathon - uma maratona que reúne profissionais da área para discutir novas ideias e solucionar problemas de forma criativa e inovadora. Os participantes do Moda Amanhã são desafiados a encontrar soluções reais apresentadas pelas 27 empresas associadas ao SCMC, contribuindo para o progresso da indústria da moda no estado.

Além disso, os seis estudantes que mais se destacarem ao longo do projeto serão premiados com uma imersão de quatro dias na cultura e no universo da moda. Os alunos escolhidos, acompanhados por seis professores, terão a oportunidade de viajar para São Paulo e assistir os desfiles da São Paulo Fashion Week, de 16 a 19 de novembro.

Outras participações da Udesc no evento

Esta não é a primeira vez que a Udesc participa do Santa Catarina Moda e Cultura. A parceria com a plataforma acontece desde 2010, com projetos e concursos em diferentes formatos, mas sempre com o mesmo objetivo: integrar instituições de ensino de moda, design e engenharia têxtil com as empresas parceiras do SCMC em prol da inovação da indústria no estado. Nesta 3ª edição do Moda Amanhã, a universidade integra o concurso a partir do programa de extensão "Moda e Economia Criativa", coordenado pelo professor Lucas da Rosa.

A 1ª edição com o nome Moda Amanhã aconteceu em 2020 e ocorreu de forma remota devido a pandemia da covid-19. Em 2021, na 2ª edição do concurso, a equipe da Udesc composta pelas alunas Carolina Psota, Georgia Lietz, Isabelle Miguez e Mariana Gusmão, ficou em 3º lugar. O desafio foi realizado entre maio e dezembro de 2021, novamente de maneira digital, e reuniu 14 instituições de ensino do estado com diferentes desafios e temáticas voltadas para área de inovação e sustentabilidade. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h