Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2024-17h50

Estudantes da Udesc Ceart podem se inscrever até dia 27 em edital de bolsas para intercâmbio

Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome) concede auxílio financeiro para passagens, seguro-saúde e ajuda de custo.

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe inscrições até 27 de março de estudantes de graduação interessados em realizar um semestre de estudos no exterior, por meio do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome). As oportunidades são para intercâmbio no segundo semestre deste ano nas universidades conveniadas com a Udesc - a lista conta com quase 30 opções de países.

O Ceart oferece três bolsas, uma com recursos da Udesc e outras duas com recursos próprios do centro. Estão disponíveis vagas nas seguintes modalidades: Ampla Concorrência (1); Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica - Prafe (1) ; e Ações Afirmativas para Negros (1).

Os candidatos que optarem pela inscrição na modalidade Ampla Concorrência poderão escolher universidades conveniadas que não sejam de língua portuguesa. Já os candidatos que optarem pela Modalidade Prafe ou Ações Afirmativas para Negros poderão escolher universidades conveniadas, incluindo instituições de língua portuguesa.

Antes de realizar sua inscrição, é importante que o estudante faça a leitura na íntegra dos dois editais do Programa (o geral, publicado pela Udesc, e o específico do Ceart), pois os documentos são complementares. Os editais e a lista de documentos exigidos, assim como os formulários, podem ser consultados nesta página

Os documentos para inscrição devem ser entregues pessoalmente na Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), conforme orienta o item 6 do Edital Prome Ceart.

Benefícios e requisitos

O auxílio da Udesc prevê passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de acolhimento e ajuda de custo de até seis parcelas mensais de R$ 3.840 (no caso de países europeus) e R$ 3.306 (nos demais países).

Os contemplados precisarão cursar, no mínimo, três disciplinas na universidade acolhida, com exceção de casos específicos de realização de estágios curriculares.

Mobilidade livre

A Udesc também recebe inscrições até 10 de abril para o Programa de Mobilidade Internacional Livre, que não dá bolsas, mas dispensa alunos de graduação de pagar matrícula e mensalidade na maioria das instituições conveniadas. O período de inscrições é para estudos no exterior a partir de agosto e setembro deste ano. Todo o processo de cadastro é feito por formulário virtual. As instruções estão disponíveis na página da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h