Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/04/2024-18h37

Estudantes da Udesc Ceart selecionados em edital de mobilidade falam das expectativas para o intercâmbio

O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou na última sexta-feira (12) o resultado da seleção de estudantes para o Programa de Mobilidade Internacional (Prome). Os três contemplados terão direito a passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de acolhimento e ajuda de custo em até seis parcelas mensais. O período no exterior deve ser realizado no segundo semestre deste ano.

A estudante Joana Gómez, discente do Bacharelado em Moda na Udesc Ceart, é uma das selecionadas. Ela pretende ir para a TH Köln International School of Design, na Alemanha. "Escolhi essa universidade pela minha aproximação com o idioma alemão e também pela oferta de um curso com estrutura diferente da convencional, onde os alunos trabalham mais por projetos", explica.

A expectativa de Joana é que a experiência seja enriquecedora tanto para a vida profissional como pessoal. "Com relação à faculdade, penso que ter contato com pessoas de outros lugares e ensinamentos distintos dos que recebemos aqui possa agregar no currículo em vários sentidos. E quanto à oportunidade de viver em um outro país, se virar completamente sozinha em uma cultura distinta deve ser bastante enriquecedor para o crescimento pessoal", disse.

Qualificar-se profissionalmente e divulgar a música brasileira no exterior são os objetivos de Daniel Augusto Lira Vieira de Melo, estudante do Bacharelado em Música - Violino. Ele foi selecionado para realizar intercâmbio na Bridge Water State University, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

"Espero adquirir mais experiência profissional com o intercâmbio, a fim de me qualificar ainda mais na área da música para tocar em orquestras, assim como ter a possibilidade de integrar um grupo de pesquisa em uma universidade norte-americana. Acredito que essa experiência trará boas perspectivas a respeito da importância da cooperação internacional da Udesc com outras instituições e também penso que desencadeará em outros estudantes o desejo por realizar pesquisa", conta.

Bolsista por dois anos no Departamento de Música (DMU), Daniel espera adquirir conhecimentos para dar continuidade a esse processo. "Além disso, tenho o desejo de levar a música brasileira para fora. Ter em mente que estarei em um país diferente fará de mim um embaixador da minha cultura e pretendo mostrar a nossa riqueza cultural com o que tenho para oferecer", compartilha o estudante.

Para Luana Gonçalves Santana, a escolha da universidade estrangeira foi facilitada pela parceria já existente entre o Estúdio Apotheke, projeto de extensão do qual é bolsista, com duas instituições de ensino portuguesas. Uma delas, a Universidade Lusófona, em Lisboa, será o destino do intercâmbio da estudante de Licenciatura em Artes Visuais no segundo semestre.

"Meu maior objetivo é conseguir aproveitar ao máximo a universidade, os artistas e professores. Não é todo dia que temos uma oportunidade como essa. Imagino que consiga realizar esse objetivo pelo contato prévio que tive com eles online", disse Luana, que já possui conhecimentos sobre a metodologia e o funcionamento da universidade por conta do Apotheke.

Sobre a seleção

A última seleção de estudantes para o Prome ofertou três bolsas para realização de intercâmbio em universidades conveniadas com a Udesc: uma destinada à ampla concorrência, uma para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica (Prafe) e outra para Ações Afirmativas (AAF). Foram recebidas 22 inscrições de alunos e alunas de todos os cursos de graduação do Ceart. O resultado e demais documentos relacionados à seleção podem ser conferidos nesta página.

Os estudantes contemplados devem cursar, no mínimo, três disciplinas na universidade acolhida, com exceção de casos específicos de realização de estágios curriculares. Além das passagens e do seguro-saúde, a ajuda de custo mensal corresponde a R$ 3.840 (no caso de países europeus) e R$ 3.306 (nos demais países).

O próximo edital, para saídas em 2025, será publicado no segundo semestre de 2024.

Conheça o Podcast Intercâmbio

O Podcast Intercâmbio é um projeto de extensão da Udesc Esag em parceria com a Rádio Udesc FM que apresenta entrevistas, dicas e informações sobre mobilidade estudantil internacional e nacional. Estudantes do Ceart já participaram de dois episódios, o #30 e #32.

Apresentado pelo jornalista Carlito Costa, o programa está disponível em várias plataformas de áudio: Spotify, Apple e Google Podcasts, Audible, Amazon Music e mais, além do Youtube. O Intercâmbio também está na programação da Udesc FM, no rádio e na internet em tempo real (udesc.br/radio/oucaonline).

Em udesc.br/esag/intercambiopodcast e na bio do Instagram @intercambiopodcast há a lista completa de links para acessar o podcast em todas essas plataformas. 


Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h