Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/08/2020-15h09

Estudantes da Udesc participam de competição nacional de Moda

"Dragão Fashion Brasil" teve sua primeira edição online e alunos do Ceart chegaram à final

Modelo Jhu Florinho para a coleção “Pochê” produzida pelos estudantes de Moda do Ceart . Foto: Dan Monteiro.
Alunos do departamento de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concorreram na final do concurso à distância “Dragão Fashion Brasil”, festival de moda que ocorre presencialmente todos os anos, mas que por conta da pandemia, foi adaptado para uma versão online na qual cada grupo desenvolveria uma coleção a partir de um macrotema.

O grupo de estudantes de Moda constituído por: Henrique Alves, Andressa Cascarroza, Gregory Malquias, Maria Valéria Formigoni, José Heitor da Silva e Luiza Souza desenvolveu uma coleção de roupas sobre o tema “Futuro Agora”. "Imaginamos que um tema super interessante seria a fronteira entre coletividade e individualidade e como lidaremos com isso no futuro. Pensamos que cada vez mais estes conceitos irão se misturar e os limites e barreiras se perderão”, conta Henrique Alves sobre as produções feitas pelos integrantes do Ceart.

Andressa Cascarroza, uma das integrantes do grupo, fala que para dar início ao trabalho, o grupo já tinha em mente usar roupas de brechós e peças que eles mesmos possuíam. “Já tínhamos em mente a reutilização de peças de roupa existentes como ponto de partida. Com isso, nós saímos pelas ruas de Floripa procurando brechós e peças que fizessem sentido pra gente, sem pensar muito no conjunto da obra. Depois de juntar todos os achados começamos a desenhar e assim começamos”, afirma a estudante.

Segundo Andressa, foi desafiador criar uma coleção a partir de peças já existentes, mas conseguiram aproveitar o máximo de cada peça, desmanchando, costurando e juntando uma peça na outra pra criar coisas novas e que fossem coerentes com o tema. “A nossa coleção nasceu de peças de brechó e o primeiro look que foi confeccionado e enviado é feito 100% com essas peças, queremos mostrar outras alternativas possíveis para a indústria da moda e todo o impacto pelo qual somos responsáveis, além de mostrar o tipo de moda que desenvolvemos no Ceart e a nossa preocupação com o que estamos produzindo.” conta a estudante.

A coleção trabalha com símbolos que marcaram a era da internet e que falam muito sobre o coletivo, como a foto do ovo, que bateu um record sendo a mais curtida do Instagram, também é retratado como os likes podem ser uma forma de se autoafirmar nas redes sociais. Além disso, as estampas foram produzidas manualmente, pintando cenas do cotidiano de Florianópolis, como o Terminal Integrado de Florianólis (Ticen), da ponte e dos pescadores recolhendo as tainhas.

O professor Lucas da Rosa, do departamento de Moda do Ceart auxiliou o grupo e fala sobre sua participação: “Na fase inicial, da concepção da coleção, a equipe foi independente e apresentou as escolhas que fizeram. O meu auxílio foi mais intenso nas etapas de modelagem e confecção do traje enviado para a comissão julgadora. Ao optarem por fazer parte do traje com a técnica de upcycling, pensamos juntos a melhor forma de fazermos o protótipo em consonância com o modelo criado.” O docente diz ainda que sempre incentiva os estudantes à participarem de experiências além da sala de aula, para experimentarem e se exercitarem no mundo o que aprendem nas disciplinas, colocando em prática os conteúdos aprendidos.

Confira a coleção dos alunos por meio das redes sociais do Festival "Dragão Fashion Brasil".

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

* Matéria escrita pela estagiária de Jornalismo, Marcela Hoffmann Catelan, sob supervisão e edição da jornalista Heloíse Guesser.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h