Parte das políticas de permanência estudantil do Ceart, iniciativa promove inclusão e enriquece experiência acadêmica.
Materiais incluem produtos profissionais de desenho. Foto: Carolina Dall'Agnese
Já imaginou poder testar materiais de estudo profissionais durante as aulas? Essa é uma realidade em disciplinas de graduação do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Entre o final do ano passado e o atual, a unidade de ensino investiu mais de R$340 mil na compra de produtos de alta qualidade para utilização por estudantes e docentes nas atividades em sala de aula.
A aquisição dos itens, que variam de tintas profissionais e papéis específicos a mais de 10 mil metros de tecido de algodão, visa garantir a docentes e estudantes acesso aos materiais para realizarem seus estudos e experimentos. As compras, incluídas na licitação “Tecidos, Aviamentos e Artesanato” (PE 1541/2024), atendem a demandas de quatro Departamentos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Design e Moda, com recursos oriundos do orçamento de custeio do centro.
“A partir dessa aquisição, estudantes podem experimentar materiais variados. Assim, os estudantes podem adquirir seus materiais de uso pessoal de forma mais direcionada, com mais sustentabilidade na aplicação dos seus recursos financeiros e com menos geração de ‘resíduos’ por comprarem algo que não é adequado”, explica o diretor-geral do Ceart, professor Lucas da Rosa. Para ele, a ação integra as políticas de permanência estudantil ao promover o acesso e a inclusão no ambiente acadêmico.
O Departamento de Música (DMU) também recebeu materiais de estudo, porém, por meio da licitação “Instrumentos Musicais” deste ano (PE 627/2025), que utilizou recursos do orçamento de investimento do centro. Nesse processo, foram adquiridos mais de R$400 mil em equipamentos para manutenção e ampliação do acervo dos cursos.
Oportunidade de conhecer diferentes produtos
A professora Adriana Montanheiro, responsável por disciplinas de desenho no Departamento de Moda (DMO), já nota o impacto do investimento em suas aulas. “Tem feito uma diferença significativa. Antes, cada professor trazia o seu próprio material e esses materiais ficavam defasados, nem sempre eram de boa qualidade. Agora, a gente pode realmente mostrar o que há de melhor em produtos de desenho, de ilustração”, destaca.
Os itens recebidos ficam sob responsabilidade de docentes e à disposição para serem utilizados pelos estudantes durante as atividades acadêmicas. Giovana, discente da segunda fase do Bacharelado em Moda, é uma das beneficiadas. “A gente tem a oportunidade de experimentar o que às vezes não seria muito viável, pois são materiais caros, de muita qualidade”, conta.
Já a aluna Isabela, da oitava fase, reconhece a importância de conhecer os produtos para tomar melhores decisões de compra. “Na minha vez, acabei comprando muitas coisas que já não uso, porque não gostei, não me identifiquei. Então é muito bom que tem isso agora, que todo mundo pode ter acesso e descobrir o que gosta”, explica.
Permanência e êxito como foco
Para a professora Anelise Zimmermann, do Departamento de Design (DDE), com essa iniciativa o centro contribui para reduzir a evasão e apoiar a continuidade dos estudos. “A gente acredita que poder oferecer esses materiais para os nossos alunos e alunas é uma forma de auxiliar na permanência desses estudantes. Com essa gama de produtos, eles têm a oportunidade de experimentar muitas técnicas diferentes sem precisar gastar com isso, usando o que é o melhor, materiais altamente profissionais”, relata.
Nas disciplinas ministradas por Anelise e por outros professores dos cursos de Design Gráfico e Design Industrial da Udesc, discentes podem ter contato com lápis aquareláveis, papéis especiais, tintas e outros itens de marcas famosas para testar e desenvolver projetos em sala de aula.
A professora Valeria Bittar, do Departamento de Música (DMU), também reconhece a importância do investimento. No DMU, os materiais adquiridos são instrumentos musicais que são utilizados nas práticas de conjunto, projetos de ensino e extensão, laboratórios ou para o estudo individual. “Estamos em uma instituição de educação e formação musical para professores e pesquisadores, uma instituição pública. Não dá para não ter acesso a esse instrumentário”, afirma a docente.
Impacto no aprendizado
“A gente sabe o quanto ter um material de qualidade faz com que a assimilação da teoria, na prática, seja diferenciada”, observa Fabio Henschel, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e professor substituto no Departamento de Artes Visuais (DAV). Para ele, a aquisição de pincéis, tintas e outros itens de fornecedores de excelência podem elevar o nível do aprendizado.
“As marcas que a gente tem conseguido acessar agora têm um impacto no rendimento e, principalmente, no conhecimento de que existem outras possibilidades de se fazer. A gente mostra referências, artistas, processos; ter a condição de testar isso na prática faz com que tudo fique mais próximo”, relata.
A experiência da estudante Isabella, da quarta fase da Licenciatura em Artes Visuais, é um exemplo. “Acredito que, para além da inclusão dos alunos dentro do ambiente de sala de aula, ter acesso a materiais de qualidade te ajuda muito a saber as tuas possibilidades como artista. Além de te auxiliar a entrar no mercado de arte, porque ter uma obra com materiais de qualidade significa poder ter acesso a outros ambientes”, declara.
Compra atende a necessidades de disciplinas
Ciente da diferença que um material de qualidade tem para o desenvolvimento das habilidades, o processo de compra organizado pela Direção de Administração (DAD) do centro envolveu descrições detalhadas para garantir a especificidade dos itens. Um trabalho que só foi possível devido ao empenho de muitas pessoas e setores: equipe da DAD, chefias, técnicos e docentes dos Departamentos.
“O objetivo é que todos os estudantes tenham acesso a um bom material e que possam ver a diferença do trabalho final deles com um produto que é de uso profissional, porque eles vão se tornar profissionais”, destaca a diretora de Administração, Eliâne Hadlich. Conforme a servidora, o centro tem incentivado cada vez mais os professores a fazerem esse tipo de solicitação para uso nas disciplinas.
Os recursos para as aquisições dos materiais para uso e experimentação em sala de aula mencionados nesta matéria foram oriundos do orçamento de custeio do centro.
Confira também
o vídeo que produzimos para as redes sociais sobre este assunto.
Exemplos de materiais adquiridos* para uso em sala de aula:
-
Artes Cênicas: tecidos e adereços para a construção de figurinos não contemplados no edital nº 012/2025/Ceart.
-
Artes Visuais: itens para uso em disciplinas que envolvem pintura, cerâmica e escultura, como: estecas; kits de solda; papéis especiais; pincéis; solventes inodoros; tintas profissionais acrílica, aquarela e guache; entre outros.
-
Design: produtos profissionais para utilização em disciplinas de desenho, como: canetas nanquim; canetas touch; giz pastel; lápis com graduação de grafite; lápis de colorir; papéis de desenho e aquarela; tintas aquarela; entre outros.
-
Moda: alfinetes, araras, bustos/manequins, cordões, entretelas, linhas, pincéis, papéis para aquarela, tecidos, tintas, velcro, zíperes e outros. O pedido incluiu a aquisição de tecido suficiente para uso pelos estudantes por dois anos, totalizando mais de 10 mil metros.
-
Música: amplificadores, violão, cavaco, flautas, pratos para bateria, entre outros.
*Aquisições realizadas pelo Centro de Artes, Design e Moda da Udesc por meio da licitação “Tecidos, Aviamentos e Artesanato (PE 1541/2024)” e pela licitação “Instrumentos Musicais” deste ano (PE 627/2025).
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
Texto pela jornalista Carolina Dall'Agnese, com entrevistas realizadas em colaboração com as estagiárias de jornalismo Isabella Silveira da Rosa, Pietra Simioni e Valentina Orlandi. A produção das fotos e do vídeo também teve a participação da estagiária de jornalismo Isadora Pavei; da estagiária de design Gabrielle Otto; e das bolsistas Luana Nienkötter, Laura Gassner Braitt, Sofia Melo e Mariana Escobar Torres.
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350