Centro Integrado de Cultura (CIC): um novo sistema de marca para o maior complexo cultural em Santa Catarina
Acadêmicas: Bruna Costa Cim e Dafne Gonçalves Miranda
Orientação: Prof. Maurício Dick, Profa. Gabriela Mager, Profa. Priscyla Falkenburger
O projeto propõe uma nova marca para o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o maior complexo cultural de Santa Catarina que abriga nove espaços, incluindo teatro, cinema e museus. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Prática Projetual, quando as estudantes realizaram pesquisas qualitativas, mapeamento histórico e organizacional e identificaram diversos problemas, entre eles a falta de conexão entre os espaços e sua comunicação.
Segundo o projeto, o rebranding comunica a variedade de eventos hospedados no CIC. Os sistemas visuais e de comunicação propostos permitem flexibilidade e a identidade usa referências da arquitetura moderna, aliada à aplicação contemporânea de formas e cores.
Votação popular aqui.
Brasileiras: um projeto de animações focado em dar visibilidade a designers brasileiras através da colagem animada
Acadêmica: Bruna Costa Cim
Orientação: Prof. Maurício Dick, Profa. Gabriela Mager, Profa. Anelise Zimmermann e Prof. André Kaercher
“Brasileiras” é uma série de animações informativas e atrativas que dá visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro. Para o seu desenvolvimento, Bruna utilizou apenas criadoras mulheres com o intuito de promovê-las, fortalecendo o cenário criativo do Brasil. Por meio do projeto, desenvolvido na disciplina de Projeto de Graduação em Design Gráfico, estudantes e profissionais da área terão acesso a um material acessível e simplificado sobre mulheres que contribuem diretamente para a profissão no país.
“A expectativa para a premiação é grande, mas sinto que já estou realizada em ter dois projetos selecionados na maior premiação de design do brasil. Nem acredito. Sou muito grata aos professores da universidade por sempre nos incentivarem e acreditarem em nossos trabalhos, muitas vezes até mais do que nós mesmos!”, afirma Bruna.
Votação popular aqui.
"Arte milenar japonesa: Sumi-ê Sato" - Edição especial
Acadêmico: Fabian Shinzato
Orientação: Prof. André Kaercher e Prof. Maurício Dick
O projeto, desenvolvido na disciplina de Projeto de Graduação em Design Grráfico, propõe uma “edição especial” impressa do livro Sumi-ê Sato, obra publicada em 1999 e escrita por Toshiko Shinzato e Kaichi Sato, com intuito de difundir a arte milenar japonesa de sumi-ê no Brasil e estabelecer uma ponte entre culturas distintas.
Fabian explica no projeto que o espaço vazio é um elemento essencial na arte de sumi-ê e na cultura japonesa como um todo. Desse modo, foram investigadas a noção do espaço vazio e algumas de suas manifestações no design gráfico japonês. A partir do embasamento teórico e cultural, ele explorou diferentes maneiras incorporar o “vazio” no formato de livro impresso.
"Fiquei bem contente de ter o projeto selecionado na shortlist, este reconhecimento é muito motivador e gratificante. Além disso, tenho grande apreço por este trabalho por estar relacionado a minha vó. A oportunidade de materializar no projeto anos dedicados por ela ao estudo e prática da arte de sumi-ê foi muito especial", afirma Shinzato sobre o projeto.
Votação popular aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835