Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2022-13h37

Estudantes de Design da Udesc concorrem a prêmio brasileiro de design

 

Três estudantes de Design do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram projetos selecionados para o 12º Brasil Design Award, prêmio organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), e agora concorrem à premiação que será entregue no dia 5 de dezembro em São Paulo.

Neste ano, o tema do evento é "Sem fronteiras para o Design Brasileiro" e os estudantes Bruna Costa Cim, Dafne Gonçalves Miranda e Fabian Shinzato tiveram projetos selecionados para as categorias “Craft for Design”, “Branding” e “Design Editorial”.

Os alunos inscreveram projetos realizados no curso de graduação em Design Gráfico, os quais ficaram entre os 554 projetos selecionados do total de 1.670 inscritos das diferentes regiões do país, subdivididos em 94 subcategorias que buscam representar o cenário do design nacional. Além da premiação que será atribuída pelo júri, os projetos também concorrem por votação popular em suas respectivas categorias, a qual já está aberta no site do Brasil Design Award.

Bruna Cim comenta sobre a seleção para o Prêmio: “Só de estar na shortlist do Brasil Design Awards é um reconhecimento enorme. Se tem uma coisa que aprendo com essa experiência é que temos que acreditar mais em nossos trabalhos, sejam eles premiados ou não, especialmente designers que estão iniciando a carreira e nós mulheres”, afirma.

Para a professora Anelise Zimmermann, chefe do Departamento de Design da Udesc, a seleção para compor a premiação é um importante reconhecimento da qualidade dos projetos e empenho dos estudantes, atualizados com o campo profissional na área, além de demonstrar a qualidade de acompanhamento pelos professores.

Em 2020, outro projeto desenvolvido na Udesc também foi selecionado para concorrer à premiação - a identidade visual do Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). “Temos incentivado bastante a participação discente nessas premiações, pois tanto é uma forma de observarmos como os projetos desenvolvidos ao longo do curso se inserem no cenário nacional, como também é um uma importante forma de divulgarmos o nosso curso e instituição por sua qualidade”, complementa Anelise.

Sobre os projetos


Centro Integrado de Cultura (CIC): um novo sistema de marca para o maior complexo cultural em Santa Catarina
Acadêmicas: Bruna Costa Cim e Dafne Gonçalves Miranda
Orientação: Prof. Maurício Dick, Profa. Gabriela Mager, Profa. Priscyla Falkenburger

O projeto propõe uma nova marca para o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o maior complexo cultural de Santa Catarina que abriga nove espaços, incluindo teatro, cinema e museus. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Prática Projetual, quando as estudantes realizaram pesquisas qualitativas, mapeamento histórico e organizacional e identificaram diversos problemas, entre eles a falta de conexão entre os espaços e sua comunicação.

Segundo o projeto, o rebranding comunica a variedade de eventos hospedados no CIC. Os sistemas visuais e de comunicação propostos permitem flexibilidade e a identidade usa referências da arquitetura moderna, aliada à aplicação contemporânea de formas e cores.

Votação popular aqui.

Brasileiras: um projeto de animações focado em dar visibilidade a designers brasileiras através da colagem animada
Acadêmica: Bruna Costa Cim
Orientação: Prof. Maurício Dick, Profa. Gabriela Mager, Profa. Anelise Zimmermann e Prof. André Kaercher

“Brasileiras” é uma série de animações informativas e atrativas que dá visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro. Para o seu desenvolvimento, Bruna utilizou apenas criadoras mulheres com o intuito de promovê-las, fortalecendo o cenário criativo do Brasil. Por meio do projeto, desenvolvido na disciplina de Projeto de Graduação em Design Gráfico, estudantes e profissionais da área terão acesso a um material acessível e simplificado sobre mulheres que contribuem diretamente para a profissão no país.

“A expectativa para a premiação é grande, mas sinto que já estou realizada em ter dois projetos selecionados na maior premiação de design do brasil. Nem acredito. Sou muito grata aos professores da universidade por sempre nos incentivarem e acreditarem em nossos trabalhos, muitas vezes até mais do que nós mesmos!”, afirma Bruna.

Votação popular aqui.

"Arte milenar japonesa: Sumi-ê Sato" - Edição especial
Acadêmico: Fabian Shinzato
Orientação: Prof. André Kaercher e Prof. Maurício Dick

O projeto, desenvolvido na disciplina de Projeto de Graduação em Design Grráfico, propõe uma “edição especial” impressa do livro Sumi-ê Sato, obra publicada em 1999 e escrita por Toshiko Shinzato e Kaichi Sato, com intuito de difundir a arte milenar japonesa de sumi-ê no Brasil e estabelecer uma ponte entre culturas distintas.

Fabian explica no projeto que o espaço vazio é um elemento essencial na arte de sumi-ê e na cultura japonesa como um todo. Desse modo, foram investigadas a noção do espaço vazio e algumas de suas manifestações no design gráfico japonês. A partir do embasamento teórico e cultural, ele explorou diferentes maneiras incorporar o “vazio” no formato de livro impresso. 

"Fiquei bem contente de ter o projeto selecionado na shortlist, este reconhecimento é muito motivador e gratificante. Além disso, tenho grande apreço por este trabalho por estar relacionado a minha vó. A oportunidade de materializar no projeto anos dedicados por ela ao estudo e prática da arte de sumi-ê foi muito especial", afirma  Shinzato sobre o projeto.

Votação popular aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h