Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/07/2026-14h58

Estudantes de Design da Udesc são finalistas do Latin American Design Awards 2026

Projetos foram indicados nas categorias de Design de Produto e Design Gráfico

Projeto de sinalização para o Jardim Botânico de Florianópolis é um dos selecionados. Foto: divulgação.
Cinco projetos desenvolvidos por dez estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estão entre os finalistas do Latin American Design Awards (LAD Awards) de 2026. Em sua 10ª edição, a premiação selecionou 75 finalistas, reunidos por 54 especialistas internacionais. A cerimônia de premiação acontece em 10 de outubro em Lima, no Peru.

Como novidade, neste ano o LAD Awards incluiu a categoria Design de Produto, modalidade de quatro das indicações da Udesc. Projetos diversos que vão de sofá modular e utensílios de culinária indígena a luminária e prancha de equilíbrio. Além desses, o projeto “Sinalização – Jardim Botânico de Florianópolis” foi selecionado na categoria Design Gráfico.

“A seleção para o LAD Awards representa um importante reconhecimento internacional para os estudantes e amplia a visibilidade e o prestígio do curso de Design da Udesc”, afirma Pabola Maffisoni, uma das estudantes indicadas ao prêmio pelo projeto "YvY".

Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes disciplinas de prática projetual e orientados pelos professores Yago Weschenfelder Rodrigues, Tiago André da Cruz, Elton Nickel, Wagner Antonio, Tiago Catecati, Mauro de Bonis e Priscyla Falkenburger.

Projetos selecionados

Design Gráfico

Sinalização - Jardim Botânico de Florianópolis
Subcategoria: Sinalização
Tema: O projeto teve como objetivo criar um sistema de sinalização que reafirmasse a função de jardim botânico, destacando os biomas locais e a diversidade do acervo.
Estudantes: Lucas Rodrigues, Lauro Henn e Bruna Costa
Professores orientadores: Mauro de Bonis e Priscyla Falkenburger

Design de Produto

YvY
Subcategoria: Health Technology
Tema: O YvY21 é uma prancha de equilíbrio eletroportátil que promove o desenvolvimento do equilíbrio e da autonomia de pessoas com Síndrome de Down por meio de jogos interativos e de forma lúdica.
Estudantes: Maria Fernanda Caldas, Pábola Mafissoni, Simone Barbisan Y Alessandro
Professores orientadores: Yago Weschenfelder Rodrigues e Tiago André da Cruz

Taya - Kit Cacuanga
Subcategoria: Estudantes - Product Design -  Concept - Prototype / Concepto - prototipo.
Tema: Conjunto de utensílios de culinária para o preparo da cacuanga, uma receita tradicional em vias de extinção, que visa a dar visibilidade à ancestralidade indígena na formação cultural de Florianópolis.
Estudantes: Simone Barbisan, Vitória Varela, Manoella Martins
Professores orientadores: Elton Nickel e Wagner Antonio

Ãnuvã
Subcategoria: Estudantes - Product Design - Furniture/mobiliario
Tema: Ãnuvã é um sofá modular inspirado nas inscrições rupestres da ilha de Florianópolis, cujo nome significa “abraço”. Destinado a utilização em ambientes hospitalares, com o propósito de gerar acolhimento, com uma estética orgânica e biomimética.
Estudantes: Simone Barbisan, Mileide Rodrigues
Professores orientadores: Tiago Catecati e Yago Weschenfelder Rodrigues

Psychís
Subcategoria: Estudantes - Product Design - Luminaires/luminaria
Tema: Luminária com estética biomimética, inspirada nos seixos de rios e no fluir das águas, com no movimento da vida, destinada a consultórios de psicologia, permitindo iluminação adequada ao ambiente e a propósitos diferentes, fornecendo luz difusa e/ou luz focada, com controle de variação na temperatura (quenta/fria).
Estudantes: Simone Barbisan, Mileide Rodrigues
Professores orientadores: Elton Nickel e Tiago Catecati

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h