Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2021-13h28

Estudantes de Design da Udesc têm projetos selecionados em mostra nacional

Dois projetos de estudantes do curso de Design, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram selecionados na Mostra Brasileira de Design da Informação 2021 (MBDI), realizada pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). Os trabalhos estão em exibição na mostra virtual

“Esse reconhecimento indica o alto padrão de qualidade do ensino no curso de Design da Udesc, uma vez que os projetos foram avaliados por uma comissão de curadoria composta por profissionais reconhecidos na área”, observa o professor Maurício Elias Dick, orientador dos trabalhos. 

Um dos projetos selecionados é “Crescente - Maternidade Real”, um aplicativo desenvolvido pelas alunas Beatriz Bastos Fontoura e Dafne Gonçalves Miranda, na disciplina de Prática Projetual em Design Gráfico VI. Realizado em 2020, com orientação dos professores Maurício e André Luiz Kaercher, o aplicativo oferece apoio para puérperas, através de informações e ferramentas de autoconhecimento.  

Para Beatriz e Dafne, a seleção “é muito gratificante” devido ao destaque e reconhecimento que o aplicativo teve, pois mostra que elas conseguiram abordar um tema complexo, o puerpério, de forma acolhedora e objetiva. 

Outro projeto selecionado foi a Sinalização da Biblioteca Universitária (BU) da Udesc, feita em 2019 pelos estudantes Cecília Cecchet, Isadora Noal, Lucas Grangeiro e Rafael Akira, realizada no Laboratório de Design e orientada pelos professores Maurício e Anelise Zimmermann. Para transformar o espaço da BU mais acolhedor e descontraído, os graduandos utilizaram cores vivas, pictogramas simples e divertidos, padrões de formas assimétricas e dinâmicas. 

Isadora, aluna representante do projeto de sinalização, observa que o reconhecimento é importante por demonstrar o esforço dos estudantes e a excelência do curso de Design do Ceart, “que é tão importante na formação dos alunos para além da sala de aula”. 

A professora Anelise ressalta que “essa mostra em especial chama a atenção para a importância do tratamento à informação de maneira que seja acessível, funcional e compreensível aos seus usuários, aspecto fundamental nos dias atuais, em que vivemos cercados por diversos canais de informações”.

A MBDI 2021 aconteceu durante o 10º Congresso Internacional de Design da Informação, entre 18 e 22 de outubro deste ano. O congresso reuniu pesquisadores da área de países como Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Portugal e Espanha.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h