Evento contou com oficinas, apresentações e grupos de conversas sobre questões relacionadas à educação e à infância
Alunos e professores que participaram do evento.
Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Entre os dias 26 e 30 de agosto aconteceu o VI Simpósio Luso-Brasileiro/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança, sediado no Rio de Janeiro e promovido por meio de uma parceria entre as Universidades do Estado do Rio de Janeiro e Federal do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de estudantes e professores do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc dos cursos de Música e Artes Cênicas.
A viagem para o simpósio proporcionou aos participantes novas experiências no meio acadêmico, participando de rodas de conversa, mesas redondas e oficinas. “Participar do evento foi muito importante para minha pesquisa de doutorado desenvolvida na Udesc”, conta Mateus Júnior Fazzioni, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).
Conforme o pesquisador, a partir do tema “Esperançar nas Redes: Infância, Contracolonização e Interseccionalidade”, o evento promoveu reflexões com ênfase na interdisciplinaridade, na invenção artística e na defesa da criança como cidadã política e da infância como possibilidade de educação e resistência — "aspectos extremamente relevantes para os estudos sobre teatro com e para crianças", explica. "As palestras, apresentações e debates trouxeram muitas reflexões que se relacionam com as pesquisas que estamos desenvolvendo no Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (Getis/CNPq)", destaca Mateus.
"Participar de um evento como foi o simpósio é sempre enriquecidor, principalmente pela oportunidade de vermos diferentes trabalhos, de entrar em contato com diferentes grupos de pesquisa. Isso acaba refletindo também no nosso pensar e no caminho para pensar uma educação musical democrática pensada para as infâncias, para que as crianças possam vivenciar uma infância plena. E uma educação musical que celebre a diferença e respeite isso também", destaca a doutoranda Eloisa Costa Gonzaga, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS).
Essa formação foi possível graças ao apoio dos editais PAAFI-PG e PAAFI-Graduação para os estudantes. Já os docentes contaram com apoio do PRODIP, da Fapesc e do CNPq. Os editais cobriram os custos de suas passagens e hospedagens. “Não teríamos ido ao evento se não fosse por esse auxílio”, contam as alunas Beatriz Bittencourt de Aguiar e Lívia Godoy Nascimento, da Licenciatura em Artes Cênicas.
Para as estudantes de graduação, a viagem para o simpósio — parte da jornada delas na Iniciação Científica — foi uma oportunidade de complementar a formação como estudantes e futuras professoras. "O compartilhamento dos nossos trabalhos com a comunidade científica nos possibilitou afinar nossos discursos sobre a pesquisa e termos uma devolutiva sobre o trabalho que viemos construindo", relatam Beatriz e Lívia.
Confira os trabalhos de pesquisadores da Udesc Ceart apresentados no evento:
-
O Drama como revelador das culturas infantis em pesquisas com crianças (Diego de Medeiros Pereira)
-
Possibilidades de diálogo com a Educação Infantil a partir da abordagem teatral do Drama (Lívia Godoy Nascimento, Diego de Medeiros Pereira)
-
Teatro na Educação Infantil: Em busca de uma pedagogia dissidente do teatro com crianças (Mateus Junior Fazzioni)
-
Um Pesquisador-Personagem na Educação Infantil: o que é isso? (Rafael Matiuda Spinelli, Diego de Medeiros Pereira)
-
“O Pequeno Pato que não se achava Bonito”: processos criativos e encenação de um espetáculo contemporâneo para crianças (Beatriz Bittencourt de Aguiar, Diego de Medeiros Pereira)
-
Cantos de boas-vindas: diálogos interculturais entre crianças na escola (Cecília Marcon Pinheiro Machado, Viviane Beineke)
-
Culturas indígenas na educação musical: um relato de experiência com crianças na educação básica (Bárbara Ogleari)
-
Educação musical como agente de transformação: práticas musicais em comunidade (Eloisa Costa Gonzaga, Viviane Beineke)
-
Infância e docência em música: caminhando com a participação das crianças (Lisiane Cristina da Silva Pereira, Sandra Mara da Cunha)
-
Música de crianças: metodologias sonoro-musicais em pesquisas participativas na educação musical da infância (Sandra Mara da Cunha)
-
Autonomia, autoria e o direito de voz das crianças na escola (Dhemy Fernando Brito, Grupo de Pesquisa MEI: música, educação, infância-PPGMUS/Udesc e Universidade do Minho)
Sobre os editais PAAFI - O Programa de Ações Afirmativas, Formação e Divulgação Científica na
Graduação (PAAFI-Graduação) e na
Pós-Graduação (PAAFI-PG) têm o objetivo de incrementar a formação em pesquisa e a visibilidade da produção intelectual dos cursos. Por isso, os programas concedem apoio financeiro para a apresentação de trabalhos em eventos. Os editais contam com reserva de vagas para pessoas que se enquadram em categorias de ações afirmativas. Saiba mais
nesta página.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350