Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2019-15h31

Estudantes e professores da Udesc podem se inscrever para periódico internacional de arte

Legenda
O periódico online que abrange quatro idiomas, Journal for Artistic Research (JAR), está com chamada aberta até dia 15 de julho para submissão de trabalhos artísticos. Fazendo parte do time editorial está a  professora aposentada do Departamento de Artes Visuais (DAV) Yara Guasque. Estudantes e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem participar.

O JAR é um periódico internacionalmente reconhecido de acesso online e gratuito que publica pesquisas artísticas relacionadas às artes visuais, arquitetura, dança, design, literatura, música, pintura, performance, fotografia, poesia, escultura, teatro, vídeo arte, planejamento urbano, entre outras abordagens. A lista de disciplinas inclusas pode ser extensa, mas reflete a dinamicidade e o panorama artístico mundial.

O periódico tem interesse em submissões de artistas e teóricos com foco na pesquisa artística, fazendo parte da academia ou estando fora dela, e também respeitando todos os níveis de sua trajetória como pesquisador.

Conheça o JAR

Repensando o formato tradicional de periódico, o JAR oferece a seus colaboradores o uso livre do espaço online chamado Research Catalogue (RC), onde textos podem se entrelaçar com imagens, áudio, e material de vídeo, permitindo modos criativos de apresentação e documentação do trabalho artístico.

“Estamos especialmente interessados em contribuições que reflitam e exponham a prática da pesquisa artística, e somos receptivos a submissões de artistas interessados em compartilhar os processos de suas práticas”, expõe a equipe editorial no site oficial do periódico.Para saber como é o perfil do Journal for Artistic Resaerch veja a área de arquivos e leia as edições anteriores.

Para  ampliar a presença de pesquisadores pelo mundo, o JAR aceita submissões em espanhol, português, alemão como também em Inglês. Uma das coisas pelas quais a equipe busca, é pela expansão do corpo editorial da revista e de novos pareceristas.

Método de avaliação e submissões

Para um trabalho ser aceito e avaliado por um parecerista, o corpo editorial leva em conta o quão articulado conceitualmente e artisticamente é a exposição. Outro ponto se refere ao significado para o campo em que se aplica e se a submissão expõe a prática artística como psquisa.

O JAR é publicado pela Sociedade de Pesquisa Artística (SAR), uma associação não lucrativa e independente e tem em seu corpo editorial 10 pessoas de nível internacional.  Também atua com uma ampla lista de pareceristas.

Para se inscrever e obter uma conta gratuita no RC com direito ao uso do espaço online para o design, é preciso submeter sua pesquisa. O periódico oferece apoio editorial e técnico sobre o processo de design da submissão. Caso necessite de informação quanto a submissões, aconselhamento se sua submissão é apropriada ao JAR, basta entrar em contato com o editor principal, usando o formulário de contato eletrônico.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h