Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2020-15h45

Exposição “Gestos” de aluna da Udesc ocupa bairros de Florianópolis até dia 13

A exposição é também o trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais de Monique Cavalcante, conhecida por Gugie

Gugie produzindo as obras para a exposição. Foto: Divulgação/Acervo da artista
A estudante Monique Calvacante, conhecida artisticamente como Gugie, do curso de Artes de Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) expõe a partir desta quinta-feira (10) o projeto de sua autoria “Gestos”, que segue até domingo (13), nas ruas de Florianópolis e também online, por meio do Instagram.

Em “Gestos” as obras foram feitas a partir de memórias da artista. As imagens utilizadas são fotos do acervo visual de Gugie e captam momentos em que as pessoas se comunicam por gestos e isso, muitas vezes, segundo a artista “comunica mais do que palavras”. As telas serão instaladas em muros escolhidos pela artista, contendo informações sobre o trabalho e a exposição, as ruas se transformam em um cenário perfeito para expor.

“A escolha dos locais aconteceu da mesma forma de quando escolho o muro para um trabalho de grafite. Mas me senti com olhar curatorial, planejando, visualizando cada obra no local escolhido, pensando o percurso, o alcance, a estética ao redor. A cidade virou uma galeria para mim. Quero que a exposição atraia tanto quem gosta de arte quanto quem não conhece, que nunca foi a um museu”, explica Gugie.

Nesta quinta, 10 de setembro, às 18h, a obra será inaugurada nas redes sociais da artista por meio de um vídeo de apresentação falando sobre o processo de criação e promoverá a interação com o público. O texto curatorial também será apresentado nesse momento e é assinado pela artista visual e doutoranda em Teoria e História das Artes Visuais pela Udesc, Francine Goudel.

Monique desenvolve projetos de diferentes formas: em telas, performances, muros e desenho digital. Os temas retratados são da perspectiva de uma pessoa negra, que busca por meio da arte abrir espaço para discussão, representatividade e visibilidade, por meio da estética da autoestima e negros como protagonistas das obras.

Serviço

Onde: no Instagram da exposição – onde será disponibilizado um mapa indicando a localização das obras e uma rota de sugestão para o público.
Quando: dias 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2020.


Confira também o Instagram de arte da artista e a matéria desta quarta-feira do Jornal do Almoço, na NSC sobre a exposição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Relacionamento
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h