Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/07/2018-19h22

Exposição com obras de artista catarinense pode ser visitada na Udesc de 2 de agosto a 28 de setembro

Exposição na Udesc será composta por sete telas. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Centro de Artes (Ceart) trazem para o campus do Itacorubi a exposição Às Margens, da artista catarinense Dirce Körbes. Realizada no hall da Reitoria, a mostra gratuita terá abertura no dia 2 de agosto, às 17h, e poderá ser visitada até o dia 28 de setembro, das 9h às 19h.

A exposição é composta por sete telas, algumas da série Translúcidos - expostas em 2008 no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) e depois, em 2010, em Mainz, na Alemanha – e outras já expostas em Pernambuco, Luxemburgo e em Roma.

A temática aborda centros urbanos e suas atmosferas que convidam a refletir sobre a urbanização, o cotidiano e as aglomerações das cidades. São imagens sugerindo indivíduos urbanos, “sujeitos invisíveis”, "andarilhos e suas sombras", como escreveu a professora de Filosofia da Arte Anita Prado Koneski no texto que escreveu sobre a exposição Translúcidos.

“O título [Às Margens] faz referência ao sujeito que está à beira do caminho, da calçada das áreas urbanas, o que vive às margens da estrada, a cerca divisória das fronteiras, se refere aquilo que limita, os limites das condições mínimas da dignidade humana”, comenta a artista.

Dirce Körbes, natural de Itapiranga/SC, é formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Udesc em Florianópolis, onde reside. Realizou mostras individuais em Florianópolis, em diversos locais: Coletivo Arte e Comunicação e na Galeria Meyer Filho na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em 2013; no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) em 2011 e 2008; no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) em 1991.

Nacionalmente e internacionalmente, já expôs em Pernambuco no Museu de Arte Contemporânea; em Roma na Galeria Tartaglia Arte; na Alemanha no Parlamento de Mainz. Entre as participações coletivas destacam-se a exposição "Fotografia(s) contemporânea brasileira: imagens, vestígios, ruídos” no Masc; “Sianoja”, na Espanha; o projeto “Paint-a-future”, na Holanda; a mostra “Pas de Deux” Dirce Körbes e Mattie na Galerie Schortgen, em Luxermburgo. Participou também do 3º Salon International d’ Art contemporain de Esch-sur-Alzette e da residência artística No Boundaries International Art Colony, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Serviço:

O QUÊ: Exposição "Às margens", de Dirce Körbes.
QUANDO: Abertura em 2 de agosto, às 17h e visitação até 28 de setembro, das 9h às 19h.
ONDE: Hall da reitoria da Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h