Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2022-18h35

Filme-concerto de música eletroacústica será apresentado na Udesc Ceart na próxima segunda

Na próxima segunda-feira, 5, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o espetáculo “Retrato Selvagem – Filme Concerto de Música Eletroacústica Mista”, uma proposição artística no contexto interartes. O evento ocorre às 12h na Arena da Udesc Ceart.

Desenvolvido com fomento do Edital Elisabete Anderle (2015), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o espetáculo já rodou por cidades catarinenses, paranaenses e paulistas. Nessa proposta a música eletroacústica, feita por meio da manipulação de sons gravados e/ou captados e processados em tempo real, se mistura com os sons dos instrumentos acústicos e com os sons das cenas do próprio filme, elaborado especialmente para o espetáculo.

O audiovisual conta um pouco da história dos três povos indígenas pertencentes ao estado de Santa Catarina, em constante diálogo com os sons eletroacústicos. A formação instrumental conta com flauta, duas percussões, piano digital e sintetizadores, além de um difusor eletroacústico, que visa a melhor distribuição de todo o som para o público. O som surround, por sua vez, é imersivo, no que se denomina popularmente de áudio 3D.

À frente do projeto está Fliblio Ferreira, vencedor de prêmios brasileiros de música erudita, auxiliado por Márcio Bicaco e Filipe Maliska (percussões), Fabrício Ribeiro (flauta transversa) e Felipe Ribeiro (difusão), que compõem o Fliblio & Nova Ensemble - grupo dedicado à prática da música contemporânea e à performance de música para cinema com o auxílio de novas tecnologias. O audiovisual, produzido especificamente para o concerto, tem a direção do também cineasta Beto Carminatti (SC). A organização do evento conta com produção de André Gevaerd, Felipi Pimentel e equipe.

A duração do espetáculo é de 62 minutos, com classificação indicativa de 14 anos. Desde o dia 28 de novembro, até 6 de dezembro, o audiovisual circula por outras cidades de Santa Catarina - Antônio Carlos, Biguaçu, Laguna, Palhoça, São José, Tijucas, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville e Jaraguá do Sul.

“Retrato Selvagem – Filme Concerto de Música Eletroacústica Mista” é um projeto selecionado e apoiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Programa de Integração e Descentralização da Cultura.  Na Udesc, a apresentação tem apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, e da Direção de Extensão e do Núcleo de Produção Cultural da Udesc Ceart.

Serviço:

O QUÊ: Apresentação de “Retrato Selvagem – Filme Concerto de Música Eletroacústica Mista”.
QUANDO: 05 de dezembro, às 12h. ONDE: Arena da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h