Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2022-15h36

Galeria de arte Jandira Lorenz é inaugurada na Udesc Ceart

Exposição “Quimera – temporalidades transversas" pode ser visitada até 9 de dezembro. Foto: Gustavo Henrique/Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugurou na última quinta-feira, 20, a Galeria Jandira Lorenz, localizada na entrada do prédio das Artes Visuais, em Florianópolis. A inauguração marcou também a abertura da exposição “Quimera – temporalidades transversas”, da artista.

Jandira Lorenz atuou como professora no Departamento de Artes Visuais (DAV), contribuindo na estruturação do agora curso de Arte Visuais, antigo curso de Educação Artística. Foi a primeira chefe de departamento do curso, construindo sua carreira profissional como artista, pesquisadora e professora e tornando-se a primeira professora do departamento a ter mestrado.

“Eu fiquei emocionada de ver um belo espaço enfim reservado para exposições dos futuros artistas. E fiquei muito emocionada de ser a primeira a inaugurar. Também fiquei emocionada, surpresa e comovida quando disseram que iria ter o meu nome”, afirmou a artista durante o evento de inauguração.

Segundo a vice-chefe do Departamento de Artes Visuais, Sandra Favero, o desejo de uma galeria de arte na Udesc Ceart vem de muitos anos. “Eu entrei aqui em 1998 e já se falava em ter um espaço expositivo”, ela comenta. Segundo a professora, além de poder acolher exposições de estudantes e professores, a ideia é também lançar um edital para exposições de artistas externos, em uma integração com a comunidade. Um espaço educativo fixo também está previsto para ser realizado futuramente junto ao local. “A galeria já surgiu com o desejo educativo”, comenta Juliana Crispe, uma das curadoras da exposição Quimera.

No processo de reforma do espaço foi realizado contrapiso, fechamento da galeria com vidros, projeto de elétrica e iluminação, colocação de aparelhos de ar condicionado, televisão e cortinas, entre outros ajustes.

Sobre a exposição

“Quimera – temporalidades transversas” apresenta quadros com desenhos e também peças cerâmicas feitos pela artista. Com traços principalmente de nanquim e grafite sobre papel, utilizando-se de efeitos de tons e sombras, as obras apresentam seres, paisagens, colunas, janelas, habitações, compondo um universo singular.

“As obras de Jandira Lorenz aqui apresentadas oferecem a nós, público fruidor, inúmeras camadas sensíveis que acionam nossas percepções, fazendo-nos articular diálogos entre nosso próprio mundo de lembranças e referências imagéticas fabulares e os da artista. Isso porque cada uma das obras de Jandira constitui-se daquilo que é mais caro a ela, a imaginação criadora”, afirmam os curadores Gabriela Buffon, Juliana Crispe, Marcello Carpes e Sandra Correia Favero.

A exposição pode ser visitada até 9 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, e também nas segundas e quartas no período matutino, das 9h às 12h.

A exposição também possui um espaço educativo, com materiais preparados por estudantes da disciplina de Metodologia do Ensino da Arte II, ministrada pela professora Elaine Schmidlin. Escolas interessadas em agendar visitas guiadas e mediadas pelos estudantes de Artes Visuais podem entrar em contato pelo e-mail dav.ceart@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Gustavo Henrique
  • À direita, Jandira Lorenz, e à esquerda, Sandra Favero. Foto: Marcella Pimentel
  • Espaço educativo. Foto: Agnes Fiedler
  • Foto: Gustavo Henrique
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h