Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/04/2021-15h37

Gestão da Udesc divulga novo planejamento estratégico à comunidade acadêmica

Documento da Gestão 2020-2024 mostra cinco eixos temáticos - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arq.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem realizando uma série de reuniões virtuais desde a semana passada para apresentar o planejamento estratégico da instituição na Gestão 2020-2024. Confira o documento.

Os eventos buscam compartilhar o planejamento com gestores da Reitoria e dos centros de ensino e mobilizar a comunidade acadêmica em relação a suas ações e metas.

Nos encontros online, as atividades são comandadas pelo reitor, Dilmar Baretta, pelo vice-reitor, Luiz Coelho, e pelo pró-reitor de Planejamento, Márcio Metzner, que coordena os trabalhos de elaboração do documento.

Desenvolvido por uma comissão formada para essa finalidade, o Planejamento Estratégico da Udesc - Gestão 2020-2024 tem como propósito orientar a universidade quanto aos caminhos a serem seguidos frente às contingências atuais e futuras, relacionadas à produção, ao compartilhamento e à aplicação do conhecimento.

Segundo Metzner, o planejamento foi construído para "fomentar ações institucionais que tornem a Udesc uma instituição referência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão entre as universidades brasileiras".

Eixos temáticos

O documento está baseado em cinco eixos temáticos: Udesc e Sociedade; Excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão; Excelência em Gestão; Ser Udesc; e Infraestrutura e Investimentos.

Conforme explica o pró-reitor, o planejamento estratégico da gestão não deve ser entendido como um documento concluído, mas como "um guia de orientação, com ações planejadas e não planejadas, por estar em constante construção e reconstrução diante do contexto interno e externo".

"O planejamento estratégico orientado por projetos suplanta a metodologia tradicional centrada em etapas sequenciais, racionais e analíticas, baseada na racionalidade econômica, porque trabalha com ações sinalizadoras e não concluídas, flexibilizando e possibilitando ao decisor não ver apenas uma escolha, mas diferentes escolhas diante da dinâmica incerta, instável e imprevisível", destaca Metzner.

Resultados esperados

Metzner ressalta que uma das propostas do documento é subsidiar as discussões sobre a revisão e a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Udesc (PDI). O novo PDI terá como base o Plano 20, que é o planejamento estratégico vigente na instituição para o período 2010-2030.

"A revisão do PDI trará elementos complementares ao Planejamento Estratégico da Udesc - Gestão 2020-2024, que passará a ser o novo planejamento estratégico da universidade, em substituição ao Plano 20", esclarece.

Painel de Indicadores

A Udesc também criará o Painel de Indicadores para avaliar e monitorar o desempenho institucional na gestão com base em dados sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A proposta é implantar uma ferramenta dinâmica e visual, que propiciará o acompanhamento de cada um dos projetos estratégicos em tempo real, permitindo que o gestor redefina prazos, metas e prioridades, de forma que as tomadas de decisões sejam assertivas no sentido de cumprir com a missão da universidade.

Mais informações sobre o planejamento estratégico podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), pelo e-mail cpin.reitoria@udesc.br.

Revista retrospectiva

Durante as reuniões virtuais realizadas com gestores, também é apresentada a Revista Digital Retrospectiva da Udesc, que traz um recorte dos principais projetos e ações realizados pela equipe da Administração Central nos últimos 12 meses.

As apresentações são conduzidas pelo secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt, que destaca o objetivo da publicação de prestar contas à comunidade acadêmica, de forma clara, objetiva e de leitura atraente, sobre projetos e ações da instituição nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Mais informações sobre a revista podem ser obtidas com a Secretaria de Comunicação (Secom), pelo e-mail comunicacao@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento tem cinco eixos temáticos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h