Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/06/2021-17h39

Graduandos em Teatro da Udesc oferecem oficinas de iniciação teatral em formato on-line

Oficinas são ministradas pelos graduandos em Teatro. Imagem: Divulgação
Os estudantes do curso de graduação em Teatro, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), irão realizar oito oficinas a partir de julho, como parte da disciplina Estágio Supervisionado I – Teatro na Comunidade. 

Os temas de cada oficina foram escolhidos pelos próprios alunos, a partir de seus interesses e preferências construídos ao longo do curso. Eles terão a supervisão dos professores da disciplina Vicente Concilio, Adriana Patrícia dos Santos e Henrique Bezerra. 

Todas as oficinas são online, gratuitas e abertas ao público. Confira abaixo as datas e sinopses de cada uma.

Confira a lista de oficinas ofertadas:


Oficina Dramaturgias radiofônicas
O objetivo da oficina é elaborar processos de escritas dramatúrgicas criativas e experimentações vocais, que resultem em um laboratório para a criação de leituras, peças ou performances radiofônicas. Será mediada pelos estudantes Nicolas Lopes, Sara Obst e Vinícius Machado.

Começa em 1° de julho, às 19h, pelo Zoom. As vagas são limitadas a 20 participantes, e as inscrições devem ser feitas até 29 de junho, através deste link. É aberta ao público, a partir de 14 anos, e terá emissão de certificado. 


Oficina Teatral Sonhos e outras histórias
Mediada pelos alunos Ricardo Lichtenfels e Djulia Marc, a oficina propõe uma investigação de criação e contação de histórias dentro da prática teatral, para atores e não-atores. 

Serão sete encontros, nas sextas-feiras, com início em 2 de julho, das 19h às 21h, pelo Google Meet. As vagas são limitadas a 20 participantes e abertas ao público, a partir de 16 anos. Para se inscrever, acesse este link


Oficina Grupo de Pesquisa Atuação cênica aberta para impulsos artísticos desconhecidos, incertos e colaborativos
A aluna Thaís Tujimoca promove a construção coletiva e colaborativa em pesquisa teatral, introduzindo práticas cênicas e a construção de técnicas corporais em interpretação, jogos, fruição teatral e debates.

A oficina será toda segunda-feira, com início em 5 de julho, das 19h às 21h. É aberta ao público, a partir de 18 anos, e voltada aos interessados em fazer teatro. Para se inscrever, acesse este link


Como se fazer ouvir através da arte?
Mediada pelas alunas Eduarda Leite e Evelin Licker, a oficina é voltada para prática teatral, escrita criativa, imagética e audiovisual. Serão oito encontros que irão trabalhar com prática, fotografia, vídeo, edições, escrita e “aquela gostosa liberdade de criar arte através do que cada um sente pulsar lá dentro”, como descrevem as estudantes. 

Essa oficina acontece nas segundas-feiras, com início em 5 de julho, sempre às 18h, via Google Meet. Ela é aberta ao público, a partir de 16 anos, e os interessados podem se inscrever neste link, até 4 de julho. 


Práticas teatrais a partir da jogabilidade do RPG
As alunas Aaron Lopes e Patri Pimenta irão despertar a espontaneidade, prontidão, improvisação cênica e construção de personagens e narrativas, utilizando como norte o sistema de Role-Playing-Game (RPG) D&D5e. 

Práticas Teatrais acontece de 6 de julho a 24 de agosto, às terças-feiras, das 18h às 21h, pela plataforma Zoom. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail covilteatral@gmail.com ou enviar mensagem para o Instagram do @covilteatral


Arquitetura dos sonhos – Experimentos em videodança
Esta oficina tem foco no trabalho corporal a partir dos sonhos, e busca explorá-los por meio de conceitos básicos de teatro, dança-teatro e dança contemporânea, para produzir uma videodança. Os mediadores são os alunos Léo Magal, Larissa Perito e Alice Rover.

A oficina acontece nas quartas-feiras, a partir de 7 de julho, sempre das 19h às 21h, pelo Google Meet. Os interessados podem se inscrever neste link, até o início da oficina. 


Meu corpo pulsa em coletivo: usando latências individuais para criar uma potência coletiva
As estudantes Isabeli Carmo e Yoshabel Batschauer irão trabalhar o sensível político, usando jogos de iniciação teatral e exercícios que exploram a prática corporal e de voz. O objetivo é experimentar diferentes formas de expressão neste cenário pandêmico, por meio de criações de textos, áudios, imagens e/ou vídeos.

A oficina está marcada para acontecerentre 10 de julho a 21 de agosto, aos sábados, das 17h ás 19h, pelo Google Meet. A inscrição deve ser feita até o dia 9 de julho, neste link.


O corpo e a câmera dançam
Mediada pelo estudante Henrique Pezzini, a oficina tem como objetivo a criação de uma videodança, analisando as mais distintas nuances dessa produção audiovisual híbrida. Ao longo dos encontros, terá contextualização histórica, análise de videodanças e compreensão de mecanismos de edição virtuais. Ao final, cada participante irá produzir uma videodança própria. 

Essa oficina acontecerá todos os sábados, entre 10 de julho a 7 de agosto, das 9h às 11h, pelo Google Meet. Para se inscrever, acesse este link.

Deslocamento de histórias: oficina de narração teatral online para profissionais do transporte
O estudante Giórgio Zimann Gislon propõe coletar as histórias que cada participante tem vontade de contar, e elaborar maneiras de entrelaçar as histórias pessoais com as histórias dos outros participantes do grupo. O objetivo é construir uma pequena narrativa teatral online coletiva, a ser apresentada para um público de convidados dos participantes.

Deslocamento de histórias acontecerá toda segunda e quarta-feira, de 12 de julho a 4 de agosto, das 15h30 às 18h, pelo Google Meet. Os interessados têm até 9 de julho para se inscrever, pelo e-mail historiasdotransporte2021@gmail.com, informando nome, idade, número de celular, cidade onde mora e contando em até três linhas porque tem vontade de fazer a oficina.

Confira na galeria de imagens, abaixo, a divulgação das oficinas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h