Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/07/2020-15h10

Grupo Anima realiza duas novas lives no canal do YouTube na próxima semana

Projeto de pesquisa do Ceart, realizado junto ao Selo SESC teve lançamento em todas as plataformas streaming e traz, nas lives, convidados acadêmicos dentro do âmbito nacional e internacioal das artes

Imagem: divulgação
Não é novidade que o Grupo Anima lançou recentemente o álbum “Mar Anterior”, o qual encerra uma trilogia, com o selo do SESC, ao lado dos trabalhos “Donzela Guerreira” (2009) e “Encantaria” (2017). São 30 anos de formação, completos em 2020 e em meio ao cenário atual, do isolamento social, o grupo se renova ao trazer a discussão em torno do seu trabalho, de forma virtual, uma nova maneira de divulgá-lo e de se comunicar com o público.

Fundado pela professora Valeria Bittar, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o Grupo Anima fará mais duas lives no seu canal do YouTube, na próxima semana. A primeira será no domingo (2), que contará com a participação do compositor de etnomusicólogo Acácio Piedade, também professor do Ceart, das 19h às 21h. A segunda será na sexta-feira (7), com a participação do etnomusicólogo José Jorge de Carvalho, professor da Universidade de Brasília (UNB).

Dedicado às pesquisas sobre a tradição oral brasileira, da música brasileira de matrizes africana, indígena e de matriz ibérica histórica (em especial da Idade Média e da Renascença), o Anima tem realizado esses encontros virtuais, nos quais os convidados participam para enaltecer o debate sobre os temas relacionados com o último álbum, promovendo o diálogo aberto aos participantes, que tiram suas dúvidas e geram troca de informações.

A montagem do espetáculo e a realização da gravação do CD “Mar Anterior” são resultados de parte do projeto de pesquisa coordenado pela professora Valeria Bittar, intitulado “Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional”.


Sobre os convidados

Acácio Piedade graduou-se em composição pela UNICAMP, onde foi aluno de Almeida Prado. Trabalhou na investigação da música do Alto Rio Negro, que lhe rendeu a dissertação de mestrado em antropologia (UFSC): "Música Yepa-masa: Por Uma Antropologia da Música no Alto Rio Negro".  Ainda no campo da pesquisa em antropologia, pesquisou as flautas sagradas xinguanas, escrevendo a tese "O Canto do Kawoká: Música, Cosmologia e Filosofia entre os Wauja do Alto Xingu". Compositor premiado no Brasil e no exterior, nos últimos anos muitas vezes embasa seus trabalhos de criação sobre o universo sonoro indígena brasileiro. Acácio dedicou uma composição ao Grupo Anima no CD “Mar Anterior”, inspirando-se em uma das Cantigas do Rei Dom Dinis.

José Jorge de Carvalho, atualmente, é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, é coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas áreas da Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas.  O pesquisador, também está à frente do Projeto “Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras”, trabalho que inclui os mestres e mestras populares de tradição oral para ministrarem aulas nas universidades como professores e pesquisadores.


Serviço

O que: Lives do Grupo Anima
Live 1:  2 de agosto de 2020 – domingo; das 19h às 21h.
Live 2: 7 de agosto de 2020 – sexta-feira; a partir das 20h.
Onde: os trabalhos e as lives do Grupo Anima você acessa pelo canal do YouTube.

Confira o trabalho do grupo

Site:
 clique aqui.
Escute o CD Mar Anterior: pelo SESC Digital; Deezer; Spotify; iTunes; Amazom Music; e YouTube Music.
Redes sociais do grupo: Facebook e Instagram.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h