Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2016-20h22

Grupo da Universidade de Michigan visita Udesc até este domingo

Foto: Divulgação
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe até este domingo, 15, um grupo de estudantes da Universidade de Michigan, localizada nos Estados Unidos. O grupo, que chegou à Florianópolis na última segunda-feira, 9, está participando de atividades de ensino e extensão e trocando experiências com alunos do curso de Teatro.

Acompanhados da professora Ashley Lucas, docente do Departamento de Teatro e Drama da Universidade de Michigan, os 17 alunos que vieram ao Brasil estudam em diferentes cursos de graduação, em áreas como Teatro, Música, Literatura, Língua Espanhola, Política, entre outras, e participam de um projeto desenvolvido pela professora sobre a importância da arte nas prisões.

Projeto de arte nas prisões é apresentado durante visita

A professora Ashley Lucas ministrou na terça, 10, uma palestra sobre a importância da arte no sistema prisional e sobre o The Prison Creative Arts Project (PCAP) – um projeto desenvolvido por ela na universidade norte-americana com o objetivo de levar arte para as prisões, por meio das linguagens artísticas - artes visuais, dança, música e teatro - e, também, da literatura.

Durante o evento, as alunas do curso de Teatro Julia Oliveira e Helô Petry apresentaram o trabalho desenvolvido por alunas da Udesc na Penitenciária Feminina de Tijucas, durante oito meses ao longo de 2014. Alunos, professores e profissionais interessados no tema lotaram o auditório da Udesc Ceart para a palestra. “O que podemos fazer em nível internacional para usar a arte para mudar o mundo?”, questionou a professora Ashley Lucas em sua fala.

Intercâmbio de experiências marca visita

Durante esta semana, o grupo assistiu à apresentação do espetáculo A Gota que Faltava, encenado por acadêmicos de Teatro da Udesc sob a direção de Camila Harger; visitou a unidade da Udesc em Laguna, onde foram recebidos por servidores da instituição; e participou da disciplina Metodologia de Ensino de Teatro I, ministrada pelo professor Vicente Concilio na primeira fase do curso.

“Os estudantes [de Michigan] estão encantados com os estudantes daqui, estão aprendendo muito. Estamos em um intercâmbio verdadeiro, aprendendo de ambos os lados”, comentou Ashley Lucas durante a visita.

Ainda neste final de semana, o grupo participará da Oficina Intensiva de Teatro, evento que será realizado na Udesc Ceart reunindo diversos grupos de teatro comunitário. Durante a oficina, Ashley Lucas apresentará aos participantes o projeto que ela desenvolve sobre arte nas prisões, e o grupo ministrará uma oficina sobre Teatro para a mudança social.

“Está sendo um encontro bem intenso e é importante este vínculo que conseguimos estabelecer entre nossos alunos e os alunos estrangeiros. A Udesc está conseguindo mostrar a eles a lógica de uma universidade brasileira multicampi”, relata o professor e diretor de Extensão da Udesc Ceart Vicente Concilio, que está acompanhando a visita. Ashley Lucas e Vicente Concilio também destacaram a importância da visita para a troca de metodologias na área de Teatro.

“Eles trazem bastante material novo e é interessante esta mescla”, afirma a acadêmica da Udesc Elisa Brod Bacci. Neste final de semana, os alunos estrangeiros também visitarão a Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa que ocorre no Museu da Escola Catarinense (Mesc) entre os dias 13 e 15 de maio.

Após a passagem pela Udesc, o grupo seguirá para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que os recebe pelo quarto ano consecutivo a partir de um acordo de mútua cooperação entre as duas universidades. Neste ano o grupo incluiu a Udesc em sua passagem pelo Brasil a partir de um convite realizado pelo programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Vicente Concilio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h