Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2019-17h19

Grupo de estudantes da Udesc é selecionado para participar de premiação de moda inclusiva

Da esquerda para a direita: Rafael Menezes, Irina Xavier, Elisa DiCastro, Bruna Monte e Jessica Imai, com ilustrações das peças criadas para o 7º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva. Foto: Edgar Fuck
O Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva chega a sua sétima edição, unindo estudantes de design e moda de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para produzir coleções de roupas pensadas para pessoas com deficiência. Neste ano, a estudante do curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Irina dos Santos Xavier, é uma das finalistas.

Irina é a representante de um grupo de cinco alunos da sexta fase do curso de Moda, que inclui, além dela mesma, Bruna Monte, Elisa Dicastro, Jessica Imai e Rafael Menezes. A ação foi pensada para um projeto interdisciplinar, trabalho que relaciona algumas matérias do curso, e só se inscreveram para o Prêmio depois do lembrete de uma colega sobre as inscrições.

A estudante conta que a proposta é fazer peças adaptadas que facilitem o dia a dia das crianças e das mães, como abertura nas pernas para troca de fraldas, dando enfoque também a um aspecto divertido e lúdico para as crianças. “Em nossa pesquisa com crianças cadeirantes e suas mães, um dos fatores mais comentados era a estética das roupas. A maioria comprava roupas para os seus filhos pelo conforto e pela facilidade no vestir. A nossa coleção vem para tornar essas questões mais fáceis e alegrar a rotina das crianças”.

Em 2016, duas alunas do curso de Moda da Udesc Ceart foram classificadas e ficaram entre as cinco finalistas. Lemane Pereira ficou com a 3ª colocação com a coleção “Sonhar”, toda feita em crochê e com cores neons, para crianças com deficiência visual e outras necessidades. Todas as roupas são adaptadas com botões de pressão, para incentivar a independência individual.

Marina de Lara Bertollo, que ficou em 5º lugar, apresentou a coleção “CÉU”, também voltada para o público infantil. A proposta é gerar o divertimento e a praticidade no ato de se vestir, com peças de velcro e zíper destacáveis, trazendo recortes, aplicações, além de muito conforto na hora de brincar.

Sobre o Prêmio

A iniciativa do Instituto Social Nação Brasil é uma ação de moda aliada ao exercício da cidadania e provoca um amplo debate sobre moda diferenciada, além de incentivar o surgimento de novas soluções em relação ao vestuário para pessoas com deficiência. Em cada edição são selecionados 20 trabalhos por um corpo de jurados formado por reconhecidos profissionais de Moda e inclusão social de Santa Catarina.

Os classificados irão apresentar sua coleção com três looks em modelos com deficiência em um desfile no dia 29 de novembro, no Majestic Palace Hotel, e serão premiados os cinco melhores projetos, escolhidos por jurados especialistas. O melhor projeto desta edição ganhará um estágio em uma fábrica de tecidos de Brusque, Santa Catarina, onde além de conhecer o funcionamento e os diversos setores de uma fábrica de tecidos, terá a oportunidade de criar uma estampa exclusiva.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Email: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Por Edgar Fuck, estagiário do Núcleo de Comunicação, sob supervisão da jornalista Laís Moser
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h