Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/05/2022-16h02

Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc inicia projeto inovador de futebol

Atividade em Florianópolis é voltada para homens e mulheres com mais de 55 anos - Foto: Freepik
O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu inscrições para homens e mulheres com mais de 55 anos interessados em participar do projeto Futebol para a Terceira Idade. As atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, no campo de futebol do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

As inscrições poderão ser realizadas pelo telefone (48) 3664-8659 no horário de atendimento, entre 14h e 17h.

As práticas serão baseadas nas regras do Walking Football, modalidade de futebol adaptado difundida em diversos países europeus, em especial na Inglaterra. Dentre as principais regras, estão a proibição do contato físico e a obrigatoriedade de realizar os deslocamentos caminhando.

"Princípios pedagógicos, como da adequação da prática conforme as necessidades, capacidades e interesses dos praticantes, geralmente associados ao esporte infantojuvenil, se aplicam ao público idoso da mesma forma. Além disso, o Walking Football tem se mostrado uma modalidade segura e com grande potencial para a promoção, prevenção e manutenção da saúde física e mental", ressalta o professor Gabriel Gonçalves, que coordena o projeto.

Sobre o Geti

Ação de extensão mais antiga da universidade e um dos programas permanentes da Udesc Cefid, coordenado pela professora Giovana Zarpellon Mazo, o Geti completará, em setembro, 33 anos de atividades.

O grupo desenvolve atualmente 16 ações de extensão: nove voltadas a atividades físicas, uma fisioterapêutica, uma artística cultural, duas capacitações e três eventos anuais.

Cerca de 300 pessoas da terceira idade participam atualmente desses projetos, que também mobilizam uma equipe de 25 estudantes de graduação e de pós-graduação e seis professores, além da comunidade em geral.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Projeto Futebol para a Terceira Idade, voltado a homens e mulheres com mais de 55 anos.
QUANDO: Terças e quintas, das 16h às 17h.
ONDE: Campo de futebol da Udesc Cefid.
QUANTO: Gratuito, com inscrições pelo telefone (48) 3664-8659, das 14h às 17h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade é voltada a homens e mulheres com mais de 55 anos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h