Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2017-17h25

Grupo de estudos da Udesc discute obra que aborda papel da escola e defesa da instituição

Até o momento, grupo já leu e discutiu as primeiras 43 páginas da obra que aborda a escola como instituição
Com o intuito de debater a temática da escola e seu papel como instituição, o Grupo de Pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem desenvolvendo um grupo de estudos sobre o livro Em defesa da escola: Uma questão pública, de Jan Masschellein e Marteen Simons, todas às quintas-feiras, das 9h às 12h, na sala Teatro Educação do Departamento de Artes Cênicas (DAC), situada no bloco vermelho da Udesc Ceart.

Os encontros, que acontecem quinzenalmente, são conduzidos pelos professores Vicente Concilio e Heloise Baurich, do Departamento de Artes Cênicas. O grupo é aberto para toda a comunidade acadêmica.

O livro, que aborda a existência da escola e as manifestações que anseiam pelo fim da instituição, faz parte de uma coleção intitulada Educação: Experiência e Sentido, uma coletânea de publicações sobre Filosofia da Educação, coordenada pelos educadores Jorge Larrosa e Walter Omar Kohan.  Os autores, Jan Masschelein e Maarten Simons, são coordenadores do Laboratório para a Edu¬cação e da Sociedade da Universidade de Louvain, Bélgica, além de coautores de diversos artigos e obras no campo da educação, como A pedagogia, a democracia, a escola.

Trecho da obra Em defesa da escola: Uma questão pública:

“Nós nos recusamos firmemente a endossar a condenação da escola. Ao contrário, defendemos sua absolvição. Acreditamos que é exatamente hoje – em uma época em que muitos condenam a escola como desajeitada à realidade moderna e outros até mesmo parecem querer abandoná-la completamente – que o que a escola é e o que ela faz se torna evidente. Também esperamos deixar claro que muitas alegações contra a escola são motivadas por um antigo medo e até mesmo ódio contra uma de suas características radicais, porém essencial: a de que a escola oferece “tempo livre” e transforma o conhecimento e as habilidades em “bens comuns” e, portanto, tem o potencial para dar a todos, independentemente de antecedentes, talento natural ou aptidão, o tempo e o espaço para sair de seu ambiente conhecido, para se superar e renovar (e então mudar, de forma imprevisível) o mundo”.

Vale lembrar que o grupo de estudos sobre a obra está em andamento e até agora já foi lido e discutido coletivamente até a página 43.

Serviço:

O QUÊ: Grupo de Estudos sobre livro Em defesa da escola: Uma questão política.
QUANDO: todas as quintas-feiras, das 9h às 12h
ONDE: Sala Teatro Educação do DAC, bloco vermelho da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h