Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2024-18h36

Grupo de estudos da Udesc promove atividade aberta “Cena em prosa: a escrita como processo”

Atividade será realizada no Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Na segunda-feira, 25 de novembro, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc promove a atividade aberta “Cena em prosa: a escrita como processo”, com a pesquisadora convidada Deise de Abreu Pacheco. A iniciativa é do grupo de estudos vinculado ao grupo de pesquisa “Pedagogia das Artes Cênicas” (DAC/PPGAC/ProfArtes). A coordenação é da professora Heloise Vidor, do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Na ocasião, será realizada uma apresentação dos princípios norteadores do projeto “Cena em prosa: a escrita como processo”, desenvolvido em parceria com o Instituto A Capivara Cultural (SP) desde 2023. Tais princípios baseiam-se na noção de cena enquanto expediente estético e pedagógico tendo em vista suas três dimensões centrais: a espacialidade, a temporalidade e o acontecimento - explica a sinopse da atividade.

Saiba mais

No encontro, serão discutidas a perspectiva processual e formativa da escrita, a partir do diálogo com a obra “A alma perdida”, das autoras polonesas Olga Tokarczuk (Prêmio Nobel de Literatura 2018) e Joanna Concejo (Prêmio Bologna Ragazzi 2018). Nessa inspiradora fábula ilustrada, somos confrontados com um problema agudo da vida contemporânea: a pressa, a desatenção, a hiperexposição, o enfado, a exaustão.

Para interpelar essa problemática humana, partiremos do tradicional conceito arcaico de cena (Gr. skené: barraca ou tenda), cuja finalidade era resguardar do olhar dos espectadores determinados procedimentos realizados pelos atores. Nesse sentido, o espaço chamado de “cena” no teatro grego antigo era efetivamente um lugar para não ser visto. Esse conceito instiga aspectos recônditos da relação entre memória e imaginação, nos convidando a investigar uma escrita elaborada com base em uma noção que intitulamos de cena prístina.*

Sinopse escrita por Deise de Abreu Pacheco

Sobre a ministrante

Deise Abreu Pacheco (Dedé Pacheco) atua na fronteira entre artes cênicas, filosofia e literatura. É doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com estágio de pesquisa doutoral em filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague.

Serviço
O quê:
Atividade aberta: Cena em prosa: a escrita como processo, com a professora Deise de Abreu Pacheco
Quando: 25/11, às 10h
Onde: Sala Teatro Educação/ DAC/CEART
Realização: grupo de estudos coordenado pela professora do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Heloise Vidor e vinculado ao grupo de pesquisa “Pedagogia das Artes Cênicas” (DAC/PPGAC/ProfArtes)

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h